Aprenda como fazer um funil de vendas para sua empresa em 5 passos!

Aprenda como fazer um funil de vendas para sua empresa em 5 passos!

Você sabe como fazer um funil de vendas para ajudar a sua empresa a atrair mais clientes e aumentar a receita? Mesmo que a resposta seja negativa, fique tranquilo!

Neste post, você vai compreender a importância de ter um funil de vendas, visando atrair potenciais clientes e transformá-los em compradores. Além disso, conhecerá ainda 5 dos principais passos para desenvolver essa estratégia de forma eficiente. Preparado? Então, siga a leitura e confira!

1. Mapeie a jornada da persona

Esse passo é fundamental para conhecer o seu consumidor e o comportamento de compra dele. Para tanto, utilize os seus atuais clientes como fonte de pesquisa. Faça perguntas que possam traçar o perfil do cliente ideal. Como exemplo, questione-os sobre os motivos que os levam a comprar determinados produtos e ainda acerca das suas principais necessidades, dúvidas e ambições.

2. Defina as etapas do funil

Além das etapas principais de consciência, consideração e decisão, é preciso definir alguns milestones, ou seja, pontos significativos que mostram que o seu consumidor já está mais educado sobre o seu produto e passou para a etapa seguinte do funil.

Entender em que momento está o seu cliente em cada fase do funil é essencial para saber o tipo de conteúdo, de abordagem e de ferramentas você vai utilizar para conduzir esse cliente pelo funil até a conversão.

3. Crie um SLA entre Vendas e Marketing

O SLA nada mais é do que um acordo entre as partes — no caso, entre o departamento de vendas e o de marketing —, a fim de definir quais as funções de cada área nesse processo e o que uma deve entregar à outra.

Para essa definição, é preciso avaliar algumas métricas que a sua empresa deve seguir, como a quantidade de leads qualificados que o Marketing deve entregar para Vendas de modo a auxiliar esta última a bater a meta. Também deve ser analisado, por exemplo, como esses leads que chegam estão sendo trabalhados pela equipe comercial.

4. Converta leads em cada etapa do funil

Topo

Na fase de conhecimento, o ideal é utilizar conteúdos de atração que respondam as dúvidas de seu público. Exemplo: uma loja de roupas pode postar conteúdos sobre o que está em alta na estação. A conversão está mais voltada para o compartilhamento do post ou mesmo para os comentários na própria publicação.

Meio

Na consideração, a empresa já pode usar material voltado para a solução. Essa mesma loja pode ensinar a persona sobre como se vestir na moda gastando pouco. Nesse ponto, por meio de cadastro na newsletter ou de disponibilização de um e-book, é preciso captar dados do potencial cliente.

Fundo

Esse é o momento da decisão. Nele, você deve estar preparado para convencer o seu consumidor de que o seu produto é a solução para ele. Nesse sentido, a conversão será uma venda, o aumento de fluxo na loja, uma ligação para comprar o serviço etc.

5. Utilize ferramentas

Uma das ferramentas mais utilizadas é o CRM, pois ele é capaz de armazenar os dados de cada consumidor, em cada fase do funil. Além do mais, faz a ponte entre Marketing e Vendas, encaminhando leads qualificados, unificando a comunicação e gerando relatórios.

Agora que você já sabe como fazer um funil de vendas, comece já a mapear o seu cliente ideal e desenvolva conteúdos de qualidade, sempre voltados para a conversão. Não se esqueça de mensurar resultados e trabalhar em conjunto com a área de vendas!

Gostou deste texto? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter! Assim você recebe nossos conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail e não perde nenhuma atualização!

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This