Você realmente sabe como funciona um funil de vendas?

Você realmente sabe como funciona um funil de vendas?

Se você chegou até este post, possivelmente já ouviu falar em funil de vendas, mas ainda tem diversas dúvidas sobre o assunto, não é mesmo?

É muito importante entender bem o conceito, pois, sem um funil bem estruturado e monitorado, é provável que sua empresa esteja perdendo vendas. Por isso, além de explicar o que é, vamos falar sobre como defini-lo e quais as suas principais vantagens. Confira!

O que é o funil de vendas?

Em linhas gerais, o funil de vendas representa o caminho que o consumidor faz (jornada do cliente). É um processo de acompanhamento do cliente, desde o primeiro contato que ele tem com a empresa, por exemplo o acesso a um blog, até o momento de fechar negócio.

O funil está ligado à maturidade do consumidor no que diz respeito à decisão de compra, ou seja, a etapa em que o cliente se encontra dentro desse processo. Para ficar mais claro, vamos falar sobre cada etapa a seguir.

Como o funil é dividido?

Topo – Etapa da descoberta e do aprendizado

Fase em que a pessoa descobre ter uma necessidade ou desejo, que até então ela não tinha consciência. Por isso, nessa etapa, sua empresa deve se posicionar como uma autoridade no assunto, educando seu consumidor, oferecendo materiais que o ajudem a descobrir um problema ou lacuna.

Meio – Etapa de reconhecimento de problema e consideração da solução

Aqui, o consumidor já identificou uma necessidade e busca soluções diversas. Normalmente, nessa fase, o consumidor já interagiu com algum material de conteúdo seu e já buscou informações na Internet.

É interessante oferecer alternativas e opções além da compra, ou até mesmo fornecer mais conteúdos para que ele aprenda mais antes de se decidir.

Fundo – Etapa de decisão de compra

O cliente já sabe que precisa comprar um produto ou serviço. É hora de ajudá-lo a optar pela sua oferta: ele já conhece sua marca e você já poderá fazer um contato mais direto.

Quais as principais vantagens do funil de vendas?

Melhoria na hora de provisionar os resultados

Cada fase do funil gera novos números para se trabalhar e prever quantos irão para a próxima etapa até a conversão em vendas. Por exemplo, se você conseguiu X leads que estão no meio do funil, poderá trabalhar esse número para possíveis vendas em breve, desde que seja feito um trabalho de nutrição de leads.

Otimização da gestão

Entender bem e aplicar ações seguindo o funil de vendas é fundamental para captar novos consumidores e aumentar as vendas de seus atuais clientes. Afinal, vender para quem procura sua solução e na hora que ele precisa traz resultados mais eficientes do que ofertar sem essa segmentação.

Aumento nas conversões

Ao trabalhar bem o funil de vendas, sua empresa é capaz de direcionar o potencial cliente pelas etapas do funil até o fechamento de venda (sem contar o relacionamento pós-venda). Sem esse funil, provavelmente você perderia a chance de transformar visitantes em leads e leads em clientes fidelizados.

Pronto: agora você já sabe mais sobre o funcionamento de um funil de vendas! Aprendendo mais sobre o tema, é possível estruturar bem as ações da sua empresa e garantir resultados sempre melhores.

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