Você já sabe o que esperar do aplicativo TikTok em 2021?

Com a chegada do aplicativo TikTok for Business, a plataforma espera ganhar mais adesão das marcas

Se você tem mais de 30 anos, provavelmente não é familiarizado com o TikTok, aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos personalizados. Isso porque a rede social, que é tendência no mundo virtual, abraçou em massa a geração Z: 42% dos usuários têm entre 16 e 24 anos.

Ainda assim, o aplicativo TikTok é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, ficando atrás apenas do Facebook, YouTube e Instagram. Com mais de 1,5 bilhões de usuários mensais e disponível em 75 línguas, o app permite que você grave vídeos dublando músicas ou criando uma cena a partir de diversos efeitos visuais e sonoros.

Mas, você já sabe o que esperar do aplicativo TikTok em 2021?

Em 2021, o conteúdo em vídeo representará 80% de todo o tráfego da internet e isso tem bastante relevância para a publicidade.
Grande parte da população entende que a rede social é apenas uma comunidade de vídeos global. Porém, saindo dessa caixinha, a plataforma possibilita grandes sucessos para marcas e empresas visionárias. Ou seja, o crescimento do aplicativo TikTok está impactando diretamente nos formatos de mídia online para anúncios e, consequentemente, o engajamento das marcas.

No final do ano passado (2020), a Bytedance, proprietária do TikTok, introduziu suas primeiras soluções de mídia no Brasil, com a criação do TikTok for Business, uma plataforma para marcas cujo objetivo é auxiliar anunciantes e agências a produzir e gerenciar publicidade no aplicativo.

Relevância e expansão nas estratégias de marketing digital

Para 2021, então, o aplicativo TikTok ganha uma relevância e expansão nas estratégias de marketing digital. Por enquanto, as marcas mais inovadoras já têm seu perfil e estão produzindo conteúdos próprios. Mas a tendência é que a audiência aumente cada vez mais, fazendo as marcas migrarem para o TikTok for Business.

Um dos pontos significativos para essa virada, é a fácil comunicação com o público mais jovem e adultos que acessam o aplicativo frequentemente. Por ser uma plataforma de entretenimento, a linguagem e o conteúdo retém a atenção do público, o que torna um espaço propício para as marcas se inserirem de maneira estratégica.

Já do ponto de vista mais técnico, o TikTok se adequa ao maior KPI da atualidade: o tempo. Ele dá importância ao tempo das pessoas, com os formatos de vídeos curtos. Sendo assim, a implementação estratégica pautada entre contexto e linguagem é a base para se atuar na plataforma.

Criar ações com influenciadores

Também é possível criar ações com influenciadores, já que 72% dos usuários seguem algum “TikToker”, como ficaram conhecidos. Construir uma comunidade de influenciadores possibilita que as marcas se tornem virais, criando interações com a audiência por meio de challenges, hashtags e lives, e provocando conteúdo espontâneo a ser criado e compartilhado pelos próprios usuários.

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Por fim, vale lembrar que o aplicativo TikTok não é para ser mais um canal de distribuição de campanhas em 2021, mas usar os formatos originais da plataforma para criar conteúdo originário e acrescentar à experiência do usuário.

Por Flávia Steiger

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