Você entende a diferença entre SEO e Inbound Marketing?

Você entende a diferença entre SEO e Inbound Marketing?

Para poder colocar em prática as estratégias de marketing digital, é essencial saber diferenciar SEO e inbound marketing. Afinal, cada um tem um papel muito importante no marketing digital e na sua aplicação. Apesar de muitos profissionais acreditarem que eles são a mesma coisa, trata-se de dois conceitos distintos e que devem ser aliados. 

Sem a devida compreensão dessas duas táticas, o planejamento, a  execução e a obtenção de resultados positivos podem ficar comprometidos. Portanto, vamos mostrar como o SEO e o inbound marketing atuam e de que maneira eles se complementam para que sua estratégia obtenha o êxito esperado. Acompanhe!

O que é SEO?

Essa é a sigla, em inglês, para Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para motores de busca e envolve uma série de medidas para que as páginas de um site sejam encontradas nos sites de pesquisa.

Para isso, as páginas precisam estar entre os primeiros nos resultados de busca. Afinal, já é comprovado que poucos usuários clicam nas últimas posições desse ranking, e uma quantidade ainda menor continua pesquisando na segunda página. 

O SEO se serve, principalmente, do uso de palavras-chave, links internos e externos, e mais uma série de técnicas a fim de melhorar o desempenho orgânico das páginas do site. Por isso, ele não deve ser confundido com links patrocinados, que são anúncios pagos capazes de posicionar o site entre os primeiros resultados. O SEO é muito importante, pois reduz o custo com publicidade e dá mais autoridade à marca detentora do site em questão. 

O que é inbound marketing?

Essa é uma estratégia que pode ser definida como marketing de atração, ou seja, em vez da empresa bombardear os consumidores com publicidades, desenvolve táticas para atrair mais clientes e fidelizá-los. Esse é um método que garantiu mais competitividade e reduziu os custos com a divulgação das marcas, justamente por não investir em anúncios.

O inbound utiliza a criação de conteúdo relevante para o público-alvo de uma determinada marca. Com isso, os consumidores se informam mais sobre suas necessidades e de que forma a empresa pode solucioná-las. Isso gera autoridade e dá a credibilidade necessária para conquistar os clientes.

Ele se serve do conceito de funil de vendas com o objetivo de guiar os usuários até a conversão. Essa estratégia é feita por meio do aprofundamento das informações e da abordagem sutil das suas ofertas. 

Como SEO e inbound marketing se integram?

Enquanto o SEO é uma metodologia, o inbound é um conjunto de estratégias que utiliza o SEO para potencializar os seus resultados. Ele é o responsável por fazer as páginas e seus conteúdos serem mais facilmente encontrados e terem um alcance maior. Portanto, pode-se dizer que o SEO é uma parte integrante da estratégia de inbound marketing.

Como dito, o SEO utiliza sobretudo palavras-chave e links para aumentar a exposição de um conteúdo. No entanto, existem inúmeras outras ações a serem feitas. Para se ter uma noção, o Google — maior mecanismo de pesquisa atual — utiliza mais de 200 requisitos para classificar as páginas nos seus resultados de busca.

Logo, é essencial atender ao máximo possível dessas exigências, além de planejar com cuidado quais serão as palavras-chave utilizadas. Algumas ferramentas se revelam úteis nessa tarefa, como: Google Keyword PlannerGoogle CorrelateKeywordTool e SEMRush. Além de muitas outras, tanto pagas quanto gratuitas. 

Aliar SEO e inbound marketing é imprescindível para o sucesso das suas campanhas de marketing digital. Afinal, não adianta criar planejamentos, definir estratégias, elaborar um bom conteúdo e não ser encontrado pelas pessoas. Por isso, continue se informando e conhecendo as táticas para implementar um bom SEO no seu projeto de inbound marketing. 

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