Tom de voz na comunicação digital: o que você precisa saber para acertar?

Embora possa parecer estranho falar sobre tom de voz na comunicação digital, ele é vital para o entendimento da mensagem que se deseja passar. Logo, é um fator decisivo para o sucesso de estratégias de marketing digital e para a boa experiência do cliente.

Esse tom está ligado à “personalidade” e ao estilo de se comunicar de uma empresa. Ele serve de guia para a definição de uma imagem positiva para a marca, assegurando a padronização linguística dos termos que são usados em peças promocionais e campanhas. Também serve para obtenção de um reconhecimento maior da empresa por parte de seu público-alvo e para o melhor entendimento dos valores da marca.

No entanto, não é simples consolidar esse conceito em um empreendimento. Para tornar isso possível, separamos uma lista com 5 dicas para você acertar no tom de voz usado pela companhia para se comunicar na internet. Confira!

Conheça melhor o público

Se você quer desenvolver um tom de voz ideal e incluí-lo no seu planejamento de marketing, é fundamental conhecer bem o seu público. Se ele for composto por jovens, o linguajar usado deverá ser descontraído e atualizado com as principais gírias e os termos usados por eles. Por outro lado, se os seus clientes forem constituídos por executivos em sua maioria, o tom e as palavras empregadas precisarão ser mais formais.

Existem inúmeros tons de comunicação que seu empreendimento pode adotar: amigável, informal, técnico etc. Para não errar nessa definição, lembre-se também de analisar como sua empresa é vista no mercado, como você deseja posicioná-la e quais são os canais de comunicação que ela mais utiliza (site, blog, mídias digitais, entre outros).

Defina uma persona

É preciso fazer uma boa pesquisa de mercado e dos seus produtos para entender qual é a sua persona, ou seja, o cliente ideal do seu negócio. Quanto mais próximo o tom de voz na comunicação digital da empresa for semelhante aos ideais, aos valores e ao modo de se comunicar da sua persona, maiores são as chances de êxito nas suas campanhas de marketing.

Escolha as redes sociais certas

Muitos profissionais de marketing digital acabam optando pela quantidade em vez da qualidade e da segmentação, criando contas e páginas para suas empresas em diversas redes sociais. Além da maior carga de trabalho para geri-las, as ações perdem o foco e podem gerar problemas de entendimento em relação aos tons de voz desejados pelas empresas.

Se você quer falar com o público jovem, entre em redes sociais que são majoritariamente frequentadas por eles, como Instagram. Se você deseja um público mais familiar, busque o Facebook ou o Twitter. Se o seu foco são os profissionais, centre a sua comunicação virtual no LinkedIn.

Cada uma dessas mídias gera oportunidades e impactos diferentes, atendendo mais a determinados nichos. Elas também pedem posicionamentos e tons de comunicação distintos, fazendo com que a sua empresa tenha que se adequar a eles e, consequentemente, tenha que reforçar a forma com que ela deseja se comunicar.

Atribua valores humanos à sua marca

Para se diferenciar da concorrência é preciso fortalecer o tom de voz na comunicação digital por meio da adoção de valores humanos, como integridade, inteligência, ética e transparência etc. As pessoas se identificam mais com marcas que têm os mesmos valores que elas e se comunicam de forma a ressaltá-los.

Monte uma tabela de tom de voz

Essa dica é mais prática: elabore um manual ou uma tabela com termos que reforçam o tom de voz do negócio. Nele, você poderá acrescentar quais são as palavras que devem ser usadas em campanhas e quais não podem aparecer. Além disso, terá como apontar as que precisam ser destacadas para que sejam ligadas à imagem da companhia.

Com base nas dicas acima, você conseguirá não só construir um tom de voz na comunicação digital da sua empresa, como poderá melhorá-lo e torná-lo mais próximo do seu público-alvo.

Ficou com alguma dúvida sobre como acertar no tom de voz na comunicação digital? Compartilhe nos comentários para que possamos ajudá-lo!

Comments (1)

  1. gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

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