Tendências de marketing para 2022

Já chegamos ao último mês de 2021, então é hora de se preparar para o ano novo e ficar por dentro das tendências de marketing para 2022. No mundo digital, sabemos que a pandemia da Covid-19 mudou muita coisa: desde os hábitos de consumo dos brasileiros até a forma de nos relacionarmos com amigos, colegas de trabalho e familiares. 

As tendências de marketing para 2022 são importantes para que possamos criar conteúdos e nos adaptarmos de acordo com o que o público está buscando. Ou seja, temos que estar atentos ao momento atual, mas sempre de olho no que está por vir. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o futuro não será feito apenas de automatização e robôs, a humanização e as propostas personalizadas devem ganhar cada vez mais espaço.

Como o marketing digital mudou a comunicação?

O marketing digital chegou e facilitou a comunicação para todos. Mesmo empresas pequenas, dos mais diferentes segmentos, puderam conversar com sua audiência de forma rápida e direta, principalmente nas mídias sociais e nos blogs. Isto é, as marcas puderam se apresentar e criar uma identidade forte. 

Mas só criar conteúdo ou responder e-mails não é mais suficiente. É fundamental acompanharmos como os consumidores estão interagindo com as marcas, sendo assim, é necessário mantermos o engajamento sempre em alta, entregando aquilo que preferem. Os clientes já estão acostumados, por exemplo, a conseguirem tirar todas as suas dúvidas na internet, antes de irem até uma loja física para concluir a compra. 

A forma mais simples de acompanhar como a comunicação está mudando é, justamente, mergulhar nesse oceano. Você pode ler mais sobre o assunto, conversar com profissionais da área ou observar o comportamento dos seus clientes. Pode, também, assimilar as notícias de diferentes editorias, de cultura pop à política, e ficar por dentro do que acontece no mundo, assim como do que se torna costume para as pessoas.

 

Quais as tendências de marketing para 2022? 

Se você chegou até aqui, com certeza, quer saber das tendências de marketing para 2022, certo? Então, continue a leitura porque selecionamos tudo o que deve ser sucesso no próximo ano.

Chatbots

Os chatbots não são mais tão novos assim, mas para muita gente, essa tecnologia está entrando agora na rotina. Afinal, eles estão mais populares e é bem possível que você já tenha interagido com algum chatbot no aplicativo do banco, em um e-commerce ou para agendar uma consulta médica. E esse crescimento se dá porque eles estão ficando mais inteligentes a cada dia. 

Empresas estão usando os chatbots para atender os clientes sem depender de um colaborador humano que está sempre disponível. E quando falamos que eles estão mais inteligentes, queremos dizer que agora vários robôs já sabem atender de forma mais personalizada, humanizada até, pois o repertório de conversa está maior. Ou seja, as dúvidas frequentes que chegam até sua empresa podem ser respondidas em poucos segundos, de forma simpática e com um custo-benefício bem atrativo. 

Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial, ou IA, também já está fazendo parte do marketing. Uma série de novas ferramentas funcionam impulsionadas pela Inteligência Artificial e entregam orientações, baseadas em dados reais, em diferentes etapas estratégicas de um planejamento, como na definição de metas, na avaliação de resultados de campanhas ou mesmo para encontrar a segmentação ideal para uma mídia. De forma resumida, a IA é tendência quando falamos sobre automatizar processos que sempre foram feitos manualmente. 

Experiência gerada por voz

Cada vez mais, os usuários estão utilizando recursos de voz durante a jornada de compra, desde as pesquisas sobre algum produto ou serviço até a conversão. De acordo com a Juniper Research, empresa especializada em pesquisas de mercado e business intelligence, as transações por voz vão crescer cerca de US$ 4,6 bilhões até 2023, e tal volume de compras será incentivado, principalmente, pelas assistentes virtuais, como a Alexa e a Siri, que tornam os processos mais práticos. 

Social Selling

Também chamado de venda social, o social selling se popularizou durante a pandemia e é uma das tendências de marketing para 2022. A ideia é que as marcas vendam, nas redes sociais, a partir de um relacionamento próximo criado com os possíveis clientes. O Facebook Marketplace e o Instagram Shopping, por exemplo, já são ferramentas específicas para isso. Outra oportunidade são as lives commerce, ou shop streaming, que estão conquistando os consumidores por conta dos descontos e presentes oferecidos ao vivo nas plataformas — sem falarmos de toda a interação que essas ações geram. 

Estratégia Omnichannel 

Estamos sempre pensando em marketing digital, mas como ficam os clientes que ainda preferem conhecer e experimentar os produtos pessoalmente? Mesmo na contratação de serviços, muitas pessoas optam por negociar entregas frente a frente. Para resolver essa questão e conquistar a todos, temos o planejamento omnichannel. 

Omnichannel é uma estratégia de conteúdo que une os mundos on-line e off-line, entregando as melhores experiências para os consumidores. Ou seja, é unificar a comunicação de todos os canais com uma única linguagem. Espaços instagramáveis e ferramentas de realidade virtual, por exemplo, são formas de entregar mais interatividade aos clientes. 

Otimizações em e-commerce

Algumas otimizações podem ser feitas nas lojas virtuais para que a experiência dos clientes se torne mais positiva. O tempo que leva para uma página carregar, ou como os textos são exibidos em um smartphone, impacta diretamente nas vendas — estima-se que mais de 30% dos consumidores desistem de uma aquisição quando o site não entrega boa usabilidade. 

Outros pontos que precisarão ser otimizados para os próximos meses, de acordo com as expectativas e novos hábitos dos compradores brasileiros: como funciona a pesquisa por palavras-chaves, a descrição dos produtos ou categorias e a apresentação de conteúdos promocionais, como cupons de desconto, em todo o site. 

User Generated Content

A nomenclatura parece estranha, mas estamos falando de conteúdos gerados pelos próprios usuários. Uma das mais fortes tendências de marketing para 2022 é, justamente, a dos conteúdos autênticos, criados por pessoas comuns. A participação ativa dos consumidores nos canais de uma marca pode impulsionar as vendas para quem ainda não conhece ou não experimentou um produto ou serviço — já que quem é fã adora contar para os demais porque gosta de determinada empresa, e isso entrega confiança, o que nem sempre a marca consegue sozinha. 

Leia também: Slow content: desacelerando o conteúdo

Vídeos

O YouTube deu o pontapé inicial no vício que os brasileiros têm em assistir vídeos, mas todos os demais aplicativos estão seguindo o mesmo caminho. O TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos, ganhou o mundo e já atingiu a marca surpreendente de 1 bilhão de usuários ativos por mês, quase alcançando o Instagram. 

Por isso, os vídeos devem se manter em alta também no próximo ano. Os consumidores estão buscando facilidade e rapidez na hora de se informar ou aprender algo novo, então, o que pode ser mais prático que um vídeo bem produzido? Além disso, essa tendência de marketing para 2022 deve acontecer em diferentes dispositivos, como notebooks, smartphones e smartvs. 


Ao longo do texto, você conheceu as tendências de marketing para 2022. Também compreendeu a importância que a estratégia de comunicação tem dentro de qualquer empresa. Afinal, hoje os consumidores estão mais conectados do que nunca. Para manter o seu negócio competitivo no mercado, conte com a parceria de uma agência 360º. Aqui na Mantra, trabalhamos focados na construção e fortalecimento de marcas e resultados.

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