Tendências de Marketing Digital para 2018

O marketing é um setor extremamente dinâmico por estar fortemente ligado à tecnologia e ao comportamento humano. Conhecer suas mudanças e entender o que pode ser utilizado nas ações estratégicas de sua empresa é importante para estar atualizado e acompanhar o mercado de forma proativa.

Com base nisso, selecionamos 4 tendências de marketing digital para 2018 que você precisa conhecer. Confira!

Chatbots

Os chatbots são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada. Eles simulam um ser humano na hora de interagir com pessoas pela Internet ou pelo telefone. Por isso, são usados com a finalidade de passar ao consumidor a impressão de que ele está sendo atendido por uma pessoa e não por um computador.

Hoje em dia, já é possível ser atendido, fazer solicitações, obter respostas ou até realizar compras por meio de chatbots. Uma das vantagens é que alguns softwares contam com técnicas de machine learning, o que permite que os robôs aprendam com os usuários. Para 2018, essa é uma das tendências de marketing digital justamente por proporcionar uma boa economia de tempo e recursos.

Realidade virtual

Uma das funcionalidades da realidade virtual é ajudar no processo de decisão de compra de um produto ou serviço por meio de uma melhor visualização. Por exemplo: antes de contratar um serviço de paisagismo, é possível visualizar como aquele trabalho ficará no ambiente por meio de simulação em um programa de computador.

Esse tipo de tecnologia já é utilizada na formação de médicos, por exemplo, para auxiliá-los no estudo da anatomia.

Influenciadores

Os influenciadores são pessoas conhecidas nas redes sociais em determinado segmento, como as blogueiras de moda ou os youtubers de humor. Eles podem ser utilizados como uma maneira para aumentar a velocidade dos resultados com o conteúdo — por já terem uma audiência relativamente grande e que confia no que eles indicam.

É interessante, no entanto, apostar nos microinfluenciadores — pessoas que não são tão famosas, mas têm bastante influência em determinado nicho. Por exemplo, se sua empresa vende rações, pode apostar nos influenciadores que já têm um público na Internet relacionado a dicas para quem cria determinados animais.

Contar com o auxílio de influenciadores para propagar a mensagem a um público segmentado pode ser de grande ajuda na hora da divulgação, impulsionando os resultados orgânicos. Esse tipo de parceria é uma tendência que cresce a cada dia, sendo que empresas dos mais diversos setores investem em influenciadores famosos e que tenham alguma relação com seu público.

Marketing de conteúdo

As estratégias de conteúdo ganham espaço à medida que as empresas conseguem visualizar os resultados por meio das conversões. O conteúdo caminha para um estilo cada vez mais personalizado de informações, tanto com relação ao texto em si quanto com relação aos meios utilizados e à forma de se comunicar. De acordo com o foco do negócio, a estratégia de conteúdo pode conter textos em blogs, vídeos em redes sociais, animações, webinars, podcasts, entre outros.

Assim, as tendências de marketing digital para 2018 se mostram muito voltadas para a automação de processos, a entrega de experiências cada vez mais personalizadas ao consumidor e um marketing muito mais significativo e interativo do que impositivo.

Por isso, estude seu público e veja as melhores maneiras de entregar boas experiências com sua marca. Se você quer entender e descobrir ainda mais como as tendências podem se aplicar ao seu negócio, entre em contato e confira como transformar tendências em oportunidades.

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