Será que o Marketing de Conteúdo funciona na minha empresa?

Marketing de Conteúdo significa criar, publicar e distribuir conteúdo com o objetivo de melhorar a reputação e a visibilidade de uma empresa. Qualquer estratégia de qualidade que conte com essas características é capaz de direcionar público para o seu espaço, deixando-o exposto à sua marca e produtos.

Apesar de o Marketing de Conteúdo ser um grande impulsionador de vendas, você não vai produzir conteúdo focado nas inúmeras vantagens de seus produtos. Na verdade, o foco dessa tendência está em oferecer informação de qualidade em vez de verdadeiros panfletos publicitários. Afinal, esses não são mais tão eficientes.

Por que o Marketing de Conteúdo é tão eficaz?

Essa ideia pode parecer bem errada, não é? Como poderia fazer sentido uma campanha que não é focada em destacar os seus serviços? O Marketing de Conteúdo trabalha com o fortalecimento da imagem da marca para que, quando o público estiver pronto para tomar uma decisão, acabe optando pelos seus produtos.

Segundo o PageFair, aproximadamente 200 milhões de pessoas usam bloqueadores de anúncios na internet, com a perspectiva de aumento no futuro. Cada vez menos gente se mostra motivada e interessada em banners e demais táticas intrusivas de captar sua atenção. O Marketing de Conteúdo se fundamenta em oferecer algo de qualidade ao público para atraí-lo.

A principal vantagem do Marketing de Conteúdo é fortalecer o nome da sua marca, transformando-a em uma referência. Em geral, esse tipo de campanha custa 62% menos do que o marketing tradicional, mas é capaz de gerar 3 vezes mais leads em retorno. 

O Marketing de Conteúdo funcionaria na sua empresa?

Se a sua preocupação é que o Marketing de Conteúdo não se encaixe na sua empresa porque o foco dela é muito nichado, aí vai uma boa notícia: é justamente nesse cenário que esse tipo de campanha consegue os melhores resultados. Isso ocorre porque segmentos altamente específicos têm grande potencial de gerar conteúdo de interesse dessa camada segmentada de público. Virar referência fica mais fácil dessa forma.

Além de produzir um material de qualidade nos seus canais de marketing, você também precisa se certificar de distribuí-lo adequadamente. Afinal, você vai precisar de visitas nesse conteúdo para começar a gerar bons resultados. Leve em consideração o perfil do seu público, quais meios podem ser efetivos para atingir essas pessoas.

Toda área de atuação possui potencial para acertar no Marketing de Conteúdo. Só é preciso um bom planejamento que observe o mercado em que a marca está inserida e as principais necessidades dos potenciais clientes. É necessário experimentar e medir resultados depois para ter certeza sobre o que dá certo e o que precisa ser evitado.

Vamos começar?

Como você pôde ver, o Marketing de Conteúdo tem tudo para se encaixar à proposta da sua empresa. Basta conhecer bem as necessidades do seu público-alvo e planejar uma campanha de qualidade que entregue valor a essas pessoas com o intuito de fortalecer a sua marca. Mensure os resultados obtidos e prossiga melhorando constantemente.

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