Saiba como começar uma estratégia de marketing de sucesso

Saiba como começar uma estratégia de marketing de sucesso

Antigamente, vivíamos em um ambiente pouco competitivo já que a quantidade de empresas, sejam elas bem estruturadas ou startups, era muito limitada — principalmente devido ao pouco acesso à tecnologia. No entanto, com a propagação da internet e de novas leis que dão mais suporte a empreendedores a partir dos anos 2000, a concorrência aumentou, contribuindo para que os gestores saibam como começar uma estratégia de marketing a fim de se diferenciar dos demais.

Com o elevado leque de opções, os consumidores também se tornaram mais exigentes e, com isso, buscam marcas que ofereçam mais valores compatíveis com os seus, qualidade na solução ofertada e melhor atendimento. No entanto, para se chegar na fase de consideração do cliente em um ecossistema repleto de opções, saber como se comunicar é a chave para o sucesso.

Confira, neste artigo, os 4 principais passos para iniciar uma estratégia de marketing. Vamos lá?

Faça um planejamento anual

O primeiro passo para uma estratégia de êxito é fazer um bom planejamento anual de marketing. Por meio dele, é possível estabelecer objetivos concretos, campanhas para épocas de sazonalidade, tipos de canais que devem ser utilizados, pesquisas a serem realizadas etc.

Desse modo, é possível estar preparado, também, para o orçamento a ser utilizado pela área — fator de extrema importância para medir o ROI esperado. Logo, reúna a sua equipe e coloque no papel tudo o que pretendem fazer.

Estabeleça estratégias de acordo com o seu público e mercado

A melhor forma de realizar campanhas e enviar mensagens mais assertivas, é criar estratégias para a sua persona ou mercado. A necessidade de elaborar a persona  — que é uma representação fictícia de seu melhor cliente — vem da importância de levar a ela algo que resolva os seus problemas, por meio do canal que ela mais utiliza e no tempo ideal.

Caso a sua solução não possua muita diferenciação da concorrência, talvez a saída seja estratégias baseadas no mercado como redução da margem de lucro e, consequentemente, menor preço. No entanto, tanto para uma tática quanto para outra, deve-se fazer uma análise SWOT — ferramenta que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas ao avaliar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — e saber exatamente onde se posicionar para obter os melhores resultados.

Escolha os indicadores de desempenho

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho e são extremamente importantes. A partir deles você pode ter uma noção maior do quanto a sua campanha está sendo relevante para o seu cliente, por exemplo. Vamos supor que o seu time tenha escolhido o e-mail marketing como principal ferramenta de comunicação, logo, alguns KPIs são essenciais para serem analisados: taxa de abertura, taxa de bounce, taxa de conversão, entre outros.

Por isso, liste tudo aquilo que você precisa acompanhar para obter mais insights e tomar decisões mais estratégicas. Assim, além de melhorar nas próximas tentativas, também obterá melhor resposta dos consumidores.

Acompanhe os resultados

Por último, porém não menos importante, acompanhar os resultados é essencial para que a organização vá longe. Sem obter análises de campanhas passadas, do engajamento do público e, até mesmo, do orçamento utilizado, não será possível ter um parâmetro ideal do que esperar e, nem mesmo, do que realizar.

Por isso, é importante frisar a relevância de uma ajuda profissional para melhorar as estratégias de marketing, assim como evitar erros comuns produzidos internamente em empresas. Agências terceirizadas possuem experiência e, por isso, acabam sendo uma ótima opção para reduzir custos e trazer os objetivos esperados.

Agora que você sabe tudo como começar uma estratégia de marketing de sucesso, está na hora de colocá-la em prática, não é mesmo? Para isso, realize um planejamento anual, estabeleça estratégias de acordo com o seu público e mercado, não deixe de escolher os KPIs adequados e acompanhe sempre os resultados. Ah! E não se esqueça que terceirizar o serviço pode ser altamente eficaz para a sua tática!

Se você precisa de ajuda, não deixe de acessar o nosso site e saiba como podemos auxiliar a sua empresa a potencializar sua estratégia!

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