Quer saber qual é o futuro da internet? Nós mostramos!

Quer saber qual é o futuro da internet? Nós mostramos!

A internet mudou completamente a vida das pessoas, mostrando novas formas de se relacionar, de se conectar, de comprar e vender, de encontrar entretenimento e muito mais. E, a cada ano, novas tecnologias aparecem e modificam ainda mais os hábitos da população e as transações comerciais.

Nesse cenário de constantes mudanças, saber qual é o futuro da internet é de muita importância para empresas que pretendem crescer no mercado e se adequar às novidades. Neste post, falaremos sobre o que está por vir. Acompanhe!

Afinal, qual é o futuro da internet?

As pessoas estão tão acostumadas com a internet que acham difícil viver sem ela. É só reparar como o sinal de Wi-Fi se tornou um diferencial para os hotéis, por exemplo.

Veja algumas tendências que já estão presentes nos dias de hoje, e que serão cada vez mais importantes no futuro:

  • assistentes de voz — com o aumento das compras digitais é preciso também ter um atendimento de qualidade;

  • e-commerce — o setor já é um sucesso e deve continuar em crescimento nos próximos anos;

  • empregos mais flexíveis — trabalho por resultados, horários diferenciados, home office;

  • serviços de assinatura — as pessoas se identificaram com o estilo “on demand” e esse tipo de serviço tende a aumentar;

  • customização de serviços baseados em dados — segmentar e personalizar serviços de acordo com o perfil e as necessidades do cliente.

Quais novidades chegam à rede?

Confira, a seguir, o que esperar da internet no futuro!

Fortalecimento da relação entre on-line e off-line

O compartilhamento de informações por meio da internet será tão facilmente entrelaçado na vida diária que se tornará invisível. Isso quer dizer que a relação entre o on-line e o off-line vai se intensificar. Por exemplo, as faculdades a distância por meio da internet, que já são uma realidade no Brasil.

Realidade aumentada e dispositivos portáteis

A realidade aumentada e os dispositivos portáteis serão implementados para monitorar e dar feedback. Um exemplo: os aplicativos de corrida, que acompanham o esportista e geram um relatório personalizado de quantidade de calorias, quilômetros percorridos, tudo baseado nas informações previamente imputadas por eles.

Internet das Coisas (Internet of Things)

A tecnologia passa a atuar em diversos objetos do cotidiano das pessoas, como geladeiras, relógios, televisores, entre outros. Hoje em dia, já temos relógios que funcionam como computadores. Eles podem ser conectados com outros aparelhos de uma casa (se for o mesmo sistema operacional e se tiver permissão para isso).

Nesse caso, é possível ver pelo seu relógio, em tempo real, se os seus filhos estão vendo televisão e que tipo de programa estão assistindo. Você pode até desligar a TV de sua casa — mesmo se estiver no trabalho, a quilômetros de distância.

Inteligência artificial e big data

A inteligência artificial e big data vão fazer as pessoas mais conscientes do seu mundo e do seu próprio comportamento. Isso porque, graças a esse tipo de tecnologia, será mais fácil analisar os indivíduos e os costumes, com base em dados, e interagir. 

Com o big data é possível estudar uma grande quantidade de informações rapidamente, interligando-as e gerando informações relevantes. Assim, fica muito mais fácil, por exemplo, conhecer as preferências de seu consumidor com base nos dados do comportamento on-line dele.

Além disso, uma vez que a empresa tem a informação necessária sobre seu público, consegue por meio da inteligência artificial personalizar o marketing para cada tipo de cliente, como é o caso do remarketing.

A internet mudou totalmente o estilo de vida, a maneira dos relacionamentos entre as pessoas e a forma de fazer negócios. Assim, é fundamental entender qual é o futuro da internet para sair na frente dos concorrentes e manter a conexão com seu público.

Como você viu no post, a internet provoca efeitos, também, nas relações comerciais. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre como abrir uma empresa on-line e ver se esse modelo de negócio pode ser uma realidade para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This