Quais são as principais métricas para e-commerce que eu preciso acompanhar?

Mensurar resultados é vital para um empreendimento, e a facilidade dessa mensuração é um dos lados positivos de ter uma loja online. Mas esse controle só é possível devido à quantidade e qualidade de métricas para e-commerce. Você já sabe como mensurar resultados em seu comércio virtual? Então, leia este texto e conheça as métricas que você deve acompanhar.

As 4 principais métricas para e-commerce

1. Taxa de conversão

Essa taxa é encontrada quando se divide o número de vendas (clientes convertidos) pelo número de visitantes.  Nesse caso, estamos falando de conversões em vendas, mas você pode medir cadastros, leads etc. É importante acompanhar a taxa de conversão, pois, se ela está baixa, é sinal que você precisa investir em ações para otimizar suas vendas.

Além disso, o sucesso de campanhas em sua loja também pode ser mensurado por essa taxa. Se você conseguiu diversos novos visitantes, mas não houve conversão, pode ser que eles não sejam qualificados para sua oferta.

2. Taxa de abandono do carrinho

A taxa de carrinho abandonado é calculada com a seguinte fórmula:

1 – (etapas concluídas / etapas iniciadas)

Essa taxa indica problemas de conversão que geralmente estão relacionados à etapa de conclusão da compra, que podem ser o tamanho do formulário, poucas opções de parcelamento ou obstáculos no checkout.

Além da reestruturação da página de checkout, uma opção para melhorar essa taxa é o envio automático de e-mails com os itens do carrinho do cliente, estimulando-o a finalizar a compra.

3. Valor médio de compra

O valor médio da compra, ou ticket médio, é o resultado da divisão da receita total pelo número de compras concluídas. Achar o valor médio gasto pelos seus clientes em sua loja virtual é importante para saber quantos pedidos você precisa ter para alcançar o ponto de equilíbrio.

Lojas cujo ticket médio é baixo têm dificuldade de se manter em longo prazo, pois precisam fazer muito mais vendas para chegar ao ponto de equilíbrio e começar a lucrar.

4. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de uma única página. Isso quer dizer que, por meio dela, é possível descobrir o número de usuários que deixaram a página sem interagir com ela. Para um e-commerce, é importante analisar se os clientes estão entrando nas páginas de produtos ou serviços, mas não estão clicando no botão “comprar”, “reservar” ou “solicitar orçamento”, por exemplo. No caso de haver uma taxa de rejeição alta, é preciso analisar os possíveis problemas, como preço, imagem do produto, descrição vaga, demora no carregamento etc.

Analisar as métricas para e-commerce é o primeiro passo para verificar o sucesso das ações em seu negócio e ajustar os pontos estratégicos. Sem essas informações, não há como ter uma base para a tomada de ações. Por isso, comece já a mensurar os dados da sua loja virtual e avaliar seu desempenho ao longo do tempo.

Agora que você conhece as principais métricas para e-commerce, já pode entrar em contato conosco e conhecer quais são as soluções em comunicação que oferecemos. Basta acessar nossa página de contato!

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