Quais são as etapas de um planejamento estratégico bem estruturado?

Buscar meios de fortalecer a empresa no mercado e conquistar novos clientes são objetivos não só do gestor de marketing, como de toda a liderança organizacional. Para que isso seja possível, é fundamental saber as etapas de um planejamento estratégico para realizá-lo de forma assertiva, já que é um instrumento que servirá como guia para o trabalho das equipes.

Por meio dessa ferramenta é possível estruturar formas de manter as operações de uma companhia no curto, médio e longo prazo. Além de prepará-la para se proteger de ameaças provenientes da concorrência e para aproveitar oportunidades. Ou seja, além de beneficiar a empresa de forma processual, também auxilia de forma lucrativa.

Por isso, listamos as principais etapas para criar o seu planejamento e as principais vantagens de implantá-lo. Então, se não quer perder nenhum detalhe, continue a leitura abaixo.

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico envolve uma série de ações criadas para que uma companhia sobreviva no mercado e alcance seus objetivos. Nele, desenvolve-se uma direção a ser seguida determinada com base nas condições atuais do negócio, em informações sobre o mercado e em controles empresariais. Também é nesse instrumento que se define a alocação de recursos e o estabelecimento de orçamentos. 

Para que ele serve e qual a sua importância?

O planejamento estratégico é uma espécie de roteiro que auxilia a empresa a descobrir como agir para alcançar o que almeja em um determinado tempo. Esse “mapa” envolve a realização de processos importantes para o aperfeiçoamento da companhia. Entre eles temos a análise de pontos fracos/fortes do empreendimento, a avaliação de oportunidades/ameaças em seu setor e o planejamento de operações futuras.

Essa ferramenta também estabelece formas de agir frente aos desafios, como a necessidade de atrair mais consumidores. Nesse caso, por exemplo, ele pode orientar sobre campanhas de marketing, instruindo, inclusive, sobre investimentos necessários para que elas atinjam seus propósitos.

Vantagens do planejamento estratégico

Elaborar um planejamento e realizá-lo de forma correta faz com que a empresa, como um todo, seja beneficiada. Portanto, conheça as principais vantagens, que são:

Crescimento constante

Quando a empresa realiza um novo planejamento, ela leva em conta todo o ambiente, seja ele interno e externo, considerando as mudanças do mercado, dos consumidores, dos processos etc. Isso faz com que a organização consiga manter todos os colaboradores mais focados em atingir objetivos maiores e alcançáveis.

Estímulo ao engajamento

A partir de um documento em que todos sabem exatamente suas tarefas, o objetivo em comum entre outras coisas, é normal que os times se sintam mais próximos uns dos outros pois os processos estarão voltados para atingir um mesmo propósito.

Ademais, é possível incitar a comunicação entre as equipes e a motivação, fator imprescindível para que os colaboradores sejam mais eficientes e vistam a camisa da empresa.

Redução de custos

A redução de custos acontece, pois, por meio do planejamento estratégico o gestor tem a possibilidade de visualizar melhor todos os gastos versus o orçamento disponível para a área, o que faz com que os custos desnecessários ou que não são tão relevantes como outros sejam reduzidos.

Além disso, também é possível obter maior geração de lucro, já que o planejamento envolve o controle de caixa, contribuindo positivamente para que a empresa saiba onde alocar a receita e não fique com dívidas.

Mais clareza nas contratações

Sim, ele também ajuda nas contratações de novos talentos para as organizações. Quando as empresas de médio e grande porte realizam processos seletivos é comum que hajam vários candidatos. Desse modo, com o planejamento estratégico é possível alinhar os valores pessoais dos candidatos com os valores organizacionais, fator extremamente relevante para criar um time de sucesso.

Controles mensuráveis

Uma das vantagens do planejamento estratégico é ter os objetivos muito bem definidos, assim como os KPIs. Por meio disso, a empresa poderá saber exatamente se obteve sucesso ou se precisa colocar mais esforços em campanhas, vendas etc.

Quais etapas integram um planejamento estratégico?

Por mais que possa parecer intuitivo, o planejamento exige muita atenção e empenho dos tomadores de decisão da empresa. Sendo assim, conheça as principais etapas para você elaborar o seu próprio planejamento estratégico.

Escolha do modelo de negócio

É nessa fase que ocorre a escolha da forma de atuação da organização, ou seja, como será o seu modelo de negócio e de que modo obterá receitas. Também é quando se estipula quais os produtos serão fabricados, onde será a instalação da empresa e quais serão seus parceiros.

Outro ponto a se definir nessa etapa é a forma de relacionamento com fornecedores, distribuidores e clientes, o que exige um destaque maior para a área de comunicação.

Definição de objetivos

É preciso definir metas claras e que sejam facilmente entendidas por toda a equipe. Afinal, é isso que norteará a atuação da sua empresa, ou seja, é a partir dos objetivos que serão traçados planos, ações e estratégias organizacionais que a farão funcionar.

Vale destacar que os setores internos (marketing, comercial, administração etc.) também têm metas próprias, que também podem ser incluídas em seu planejamento.

Estabelecimento de indicadores

Contar com indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial para se ter um bom controle de processos e resultados, pois traduzem em números o desempenho do empreendimento, de cada setor e até mesmo de colaboradores. Portanto, é fundamental estabelecer indicadores alinhados aos propósitos e à condição da empresa para conseguir mensurar o nível de êxito do planejamento.

Análises de cenários

Nessa etapa do planejamento estratégico deve-se avaliar todos os elementos que afetam a companhia, como aspectos econômicos, demográficos, tecnológicos, entre outros. Fazer previsões de cenários positivos, negativos ou de estagnação também é importante, pois permite que os gestores definam modos adequados de lidar com eles.

Aqui, é importante que analise também todas as oportunidades e fraquezas de seu negócio dentro do cenário competitivo atual, garantindo que a empresa esteja atenta a qualquer mudança brusca.

Adoção e monitoramento de estratégias

A adoção de estratégias deve ser feita com base em critérios, como potencialização de pontos fortes, contenção de ameaças externas e desenvolvimento sustentável. Seu monitoramento não pode ser ignorado, assim é possível constatar se estão tendo sucesso — essa atividade pode ser realizada por meio do acompanhamento de métricas.

Agora que você sabe as principais etapas de um planejamento estratégico, lembre-se da importância de sempre revisá-lo e fazer as adaptações necessárias ao longo do tempo, já que a empresa muda os objetivos, táticas etc. conforme são feitas as alterações do ambiente interno e externo.

Viu como é relevante compreender bem as etapas de um planejamento estratégico para realizá-lo da forma mais adequada possível? A partir dele a sua empresa poderá aproveitar diferentes benefícios como crescimento constante, redução de custos, melhores contratações, controles mensuráveis e mais engajamento! 

No entanto, para isso, é necessária a realização de uma análise situacional do negócio ou do setor que deseja otimizar, pois é importante entender bem a situação vigente antes de se dirigir à próxima.

Agora que você sabe como estruturar as etapas de um planejamento estratégico, continue bem informado. Assine nossa newsletter e tenha conteúdos exclusivos direto no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This