Planejamento de comunicação: o que é e qual a sua grande importância?

O planejamento de comunicação é parte essencial da estratégia de qualquer empresa. Responsável por definir a troca de informações entre os envolvidos nos projetos da organização, esse plano deve estar presente em todos os setores, auxiliando na definição das diretrizes do posicionamento da marca.

Neste artigo vamos explicar o que é o planejamento de comunicação, como ele é feito e qual é a sua importância para as empresas. Confira!

O que é o planejamento de comunicação

Além do que já citamos, o planejamento de comunicação inclui até mesmo as informações que forem relacionadas aos patrocínios e aos investimentos de projetos.

A comunicação interna entre os diferentes setores da empresa é um dos principais pontos, mas o plano deve contemplar também os relacionamentos externos, como o contato com a imprensa, as mídias digitais e com o público.

A importância do planejamento de comunicação

Com a responsabilidade de manter o setor de comunicação da empresa funcionando corretamente, o planejamento possibilita a descoberta de vários caminhos criativos e necessidades internas da empresa.

Quando a empresa se antecipa, desenvolvendo um plano antes de colocar as ações em prática, a tendência é que se vislumbre oportunidades e possíveis gargalos. Como qualquer planejamento, ele é composto por importantes etapas que permitem o conhecimento do público, do mercado e das necessidades da empresa, sempre com base nos diferenciais que a marca ou o produto apresenta.

Basicamente, é possível dividir o planejamento em 6 perguntas fundamentais, sendo elas:

  1. quem? Qual é o seu público-alvo e para quem será direcionada a comunicação da empresa;

  2. o quê? Quais mensagens serão transmitidas, tanto interna quanto externamente;

  3. quando? Como será o calendário e a periodicidade da comunicação;

  4. por quê? Os resultados que se pretende alcançar com as estratégias de comunicação da empresa;

  5. como? Quais são os meios utilizados para realizar a comunicação;

  6. por quem? Quem será o “porta-voz” da empresa ou qual será o perfil adotado para interlocução com o público.

Os benefícios do planejamento de comunicação

Ao desenvolver o planejamento de comunicação baseado nos tópicos apresentados acima, é possível criar um posicionamento oficial para a marca, comunicando com clareza quais são os valores da empresa.

Além disso, o planejamento permite um melhor conhecimento do público que vai receber as mensagens da sua empresa, possibilitando uma adequação na linguagem, fazendo com que a informação seja transmitida de maneira clara e objetiva.

Outro ponto positivo da criação do planejamento de comunicação é a definição dos investimentos internos. Ao conhecer as necessidades da empresa e do público, é possível destinar recursos para cada uma das formas de comunicação, evitando gastos desnecessários e de última hora.

Um bom planejamento de comunicação faz com que a empresa tenha clareza na hora de definir quais ações serão tomadas, tanto internamente quanto nas estratégias de marketing. Diferentemente dos efeitos de práticas desordenadas, procedimentos guiados pelo plano geram efeitos positivos, possibilitando um maior aproveitamento do orçamento disponível.

Sem dúvidas, um planejamento de comunicação bem-feito pode ser o diferencial que vai gerar mais eficiência para a sua empresa. Gostou do artigo? Então não deixe de conferir este post sobre como uma agência pode ajudar sua empresa no planejamento de marketing para 2018!

Comments (1)

  1. Sensacional sua matéria viu. AS informações me passaram confiança e fiquei com vaontade de saber muito mias. Belo Trabalho de vocês. Vou ficar ligada nas proximas com certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This