Orçamento para campanhas: 4 dicas para você definir sua verba

Você sabe como definir ou organizar o seu orçamento para campanhas de marketing digital? Se a resposta foi não, fique tranquilo, essa é uma dúvida muito comum.

Por isso, elaboramos este artigo com algumas dicas essenciais para você organizar e manter sob controle seu orçamento para campanhas.

1. Tenha um planejamento com objetivos definidos

O primeiro passo para definir o orçamento para campanhas de marketing digital é ter um planejamento. Nele, pontue quais são os seus objetivos (vendas, leads, tráfego no site etc.), e quais ações serão realizadas para alcançar tais objetivos.

No planejamento, informe quais serão as métricas que indicarão se os objetivos estão sendo alcançados e as ferramentas de mensuração dessas métricas.

Analise e classifique os objetivos em primários e secundários e comece a organizar seu orçamento por aí. Coloque uma porcentagem maior para seus objetivos primários e vá diminuindo de acordo com a ordem de importância deles.

2. Faça uma projeção do cenário atual

É importante que no seu planejamento esteja uma análise do cenário atual em relação ao que você já tenha feito e os resultados conquistados, como também em relação aos seus concorrentes.

Uma ferramenta essencial para ajudar você a planejar e definir seu orçamento para campanhas é o Planejador de Palavras-Chave do Google. Essa ferramenta é gratuita e fornece informações preciosas.

Por exemplo, colocando uma de suas palavras-chave, é possível saber uma estimativa de valor de lance para campanhas em Google AdWords e o nível de concorrência.

O que fazer com essas informações? Avaliar o território, ou seja, o quanto seus concorrentes estão investindo em publicidade.

3. Conheça a sua audiência

Outro dado importante e que também é fornecido pelo Planejador do Google é o volume de buscas.

Considere que o Google é o maior mecanismo de pesquisas da atualidade. Se você souber o volume de pessoas que estão pesquisando por palavras-chave específicas do seu negócio, poderá remanejar seu orçamento para campanhas que têm maiores chances de sucesso.

Por exemplo, se você oferece cinco tipos de serviços diferentes e pela pesquisa viu que dois deles tem um volume de buscas maior que dos demais, coloque uma porcentagem maior de investimento para esses dois serviços.

Sempre organize seu orçamento para investir mais onde há melhores resultados.

4. Analise os custos ao organizar seu orçamento para campanhas

Na ferramenta do Google, você também consegue calcular os custos de cliques ou impressões e, assim, ter uma estimativa de resultados.

Por exemplo, se você vai investir R$ 100,00 em uma campanha e viu que o custo do clique para a palavra-chave usada é R$ 1,00, então você tem uma estimativa de receber 100 cliques. 

O mesmo vale para impressões em uma campanha da Rede de Display, porém, a estimativa é de alcance de pessoas. Faça as contas para ver se está impactando o volume de público que gostaria com o valor investido. Em caso negativo, refaça seu controle.

Organizar seu orçamento para campanhas de marketing digital exige cálculo e uma planilha de controle. Coloque tudo nessa planilha para que você tenha uma visão de todo o cenário.

Se, a princípio, não tiver um orçamento muito alto, não se preocupe: apenas escolha aqueles objetivos que são principais e garanta que as campanhas serão bem feitas para conseguir os resultados estimados.

Gostou das nossas dicas para organizar seu orçamento para campanhas? Então, temos outra dica para você: leia nosso artigo sobre como calcular o ROI das suas campanhas de Google AdWords. Boa leitura!

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This