O que são micro-moments e por que são uma tendência?

O comportamento de consumo mudou muito com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia. Agora, o processo de tomada de decisão é influenciado por uma série de fatores e a constituição de preferências também é motivada por novos agentes. Nesse novo contexto, encontram-se os micro-moments, presentes na realidade do consumidor atual.

Eles influenciam todo o processo de decisão de compra e são uma ótima chance de aparecer para o cliente em um momento oportuno, atraindo mais leads. Frente a concorrência, eles podem ser decisivos, pois conquistam o público com informações úteis e na hora certa. 

Então, veremos agora como se constituem esses eventos e como utilizá-los a favor do seu negócio. Acompanhe!

O que são os micro-moments?

Eles são, como o próprio nome já diz, os pequenos momentos que acontecem durante a jornada de compra do consumidor, normalmente relacionados ao âmbito digital. Por exemplo, é aquela ocasião em que a mãe aguarda o filho na porta da escola e, enquanto isso, pesquisa sobre “hotel para se hospedar com a família próximo à São Paulo”. Ou mesmo quando alguém quer comprar uma TV e pesquisa as vantagens e o preço de um modelo. 

Ou seja, são instantes em que a pessoa para e pesquisa algo de seu interesse na Internet, buscando resolver problemas e sanar necessidades enquanto segue com as atividades normais do dia a dia. Eles influenciam a jornada de compra e podem ser diferentes de acordo com a etapa em que o consumidor está. Os micro-moments são divididos em 4 tipos, são eles:

Eu quero saber

Ele acontece quando o consumidor deseja ter mais informações sobre algum tema e faz uma pausa para pesquisar na Internet. Esse momento, geralmente, acontece quando a pessoa ainda não tem a intenção de compra e quer apenas mais conhecimento sobre um assunto. 

Eu quero ir

Esse é aquele momento em que o usuário pesquisa sobre um local, endereço ou rota para chegar a um estabelecimento. Ele está mais relacionado com mapas e direções geográficas, e a pesquisa pode envolver o nome de uma empresa, cidade, rua, bairro etc. 

Eu quero fazer

O momento em que as pessoas decidem realizar algo por conta própria e, assim, procuram tutoriais ou receitas de como executar a tarefa. Isso pode variar entre aprender a fazer um reparo em casa ou preparar um prato culinário exótico, por exemplo. É comum que nesses casos os resultados sejam na maioria em vídeos. 

Eu quero comprar

Pesquisas feitas por quem já está mais inclinado à conversão e quer saber mais dados sobre o produto ou serviço antes de concluí-la. Elas, comumente, se referem a uma marca ou modelo e podem vir seguidas da palavra “preço”. Esse é o momento em que o consumidor pesquisa detalhes que determinarão a sua decisão. 

Por que são uma tendência?

Encontrar o cliente correto na hora certa é, definitivamente, a forma mais eficiente de vender um produto ou serviço. Por isso, os micro-moments são tão importantes e cada vez mais presentes nas estratégias de marketing. As empresas estão em busca de bons resultados em conversão e achar seu consumidor enquanto ele procura pela sua oferta é o encontro ideal. 

Por isso, é muito importante conhecer o público, mapeando seus hábitos e ações para prover conteúdos relevantes e segmentados por fases. Ainda, é interessante criar landing pages a partir dessas pesquisas de micro-moments. Essa ação é uma ótima oportunidade para atrair mais leads, analisando os resultados e aperfeiçoando as abordagens. 

Como utilizá-los nas estratégias de marketing?

Para encontrar o cliente na hora certa e passar a ter uma influência positiva sobre sua decisão de compra, você pode apostar em algumas atitudes, como:

Investimento em mobile

Os smartphones são as estrelas da vez, já que os consumidores estão conectados, praticamente, o tempo todo por meio desses dispositivos móveis. Então, aproveite essa oportunidade trazida pela tecnologia mobile e invista em alguns recursos, como um site responsivo, ações de SMS marketing, WhatsApp, entre outros.

Presença na internet

Para estar presente na web, publique conteúdo de qualidade em seu blog, possua um site bem feito, tenha redes sociais atualizadas e invista em anúncios. Tudo isso para que, quando seu consumidor precisar de algo relacionado ao seu negócio e pesquisar sobre isso na rede, ele possa encontrar sua marca com facilidade e não a de seu concorrente.

Agilidade no atendimento ao consumidor

Os canais de comunicação on-line, como WhatsApp e Facebook Messenger, são ferramentas muito importantes. A agilidade no tempo de resposta ao consumidor faz toda a diferença na hora de trabalhar com micro-moments. Por isso, tenha sempre um pessoal dedicado para atender o mais rápido possível aos contatos em todos os canais de comunicação.

Pesquisa do comportamento de buscas

É possível descobrir os termos mais buscados no Google Search Console, por meio do relatório “Search Analytics”. Assim, pode-se verificar quais termos são mais relevantes para seu negócio e como eles se relacionam com os diferentes tipos de micro-moments. Outra informação interessante, é saber quais são os dispositivos de origem na pesquisa por essas palavras-chave, se são de smartphones ou desktops, por exemplo.

Revisão das estratégias de produção de conteúdo

As informações do público vão prover diversas ideias para criar o material certo para todos os micro-moments pesquisados. Desse modo, seu posicionamento nos resultados de busca se torna melhor para as palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Assim, reavalie os conteúdos publicados pela sua empresa e se pergunte como eles podem ajudar nesses momentos. Analise a possibilidade de criar materiais ricos e aprofundados para conquistar os clientes e envolvê-los com dados mais seguros. 

Saber como usar os micro-moments pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, que se destacará dos demais que ainda utilizam uma comunicação mais reativa — quando o cliente reclama ou entra em contato — e unilateral.

Além disso, a segmentação mais específica de seu público e dos momentos em que ele procura sua oferta otimiza os esforços de publicidade, diminuindo os custos e aumentando a eficiência. Com isso, sua empresa conquista clientes com momentos-chave nas experiências on-line. 

Agora que você conhece a importância dos micro-moments, transmita esse conhecimento e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This