Influenciador digital: qual o ideal para minha empresa?

O sonho de qualquer profissional de marketing e publicidade é fazer com que as pessoas se tornem verdadeiras fãs de sua marca. Aproximar-se do público, contudo, não é uma tarefa fácil, especialmente quando as campanhas são mensuradas apenas pelo ROI. É preciso dialogar com as emoções das pessoas, e a parceria com um influenciador digital pode ser uma ótima estratégia nesse sentido.

Você quer entender quais são os benefícios e como contratar um influenciador digital? Veja o que preparamos!

O que é um influenciador digital?

Os influenciadores digitais são uma maneira de encurtar o caminho entre o público e as empresas. Dinâmicos, eles constroem a audiência com ingredientes nem sempre acessíveis para as empresas, como a proximidade.

Os influenciadores digitais permitem que sua empresa faça parte da rotina do público sem que ela tenha que utilizar o formato de um anúncio para tal. Assim, ela vence uma série de resistências que as pessoas desenvolvem em relação à publicidade.

É preciso lembrar que essa mudança se dá em um contexto em que os consumidores acreditam cada vez menos na publicidade tradicional. Eles bloqueiam anúncios e transformam suas redes sociais em uma maneira de procurar conselhos francos sobre o que comprar.

A estratégia pode ser aplicada nos mais diversos nichos de mercado e canais de comunicação. Para atingir essas pessoas é preciso contar com experiência, criatividade e conhecê-las muito bem.

Como escolher um influenciador digital para a minha empresa?

Para que a sua campanha seja bem-sucedida, é preciso escolher o parceiro certo! Veja como:

Entenda o seu público

Antes de sair em busca de influenciadores digitais, é importante que você entenda qual tipo de conteúdo é consumido pelo seu público, bem como a linguagem que é adotada por ele.

É importante também entender o comportamento da sua audiência nas redes: ela é do tipo que comenta mais? Em quais horários costuma acessar as redes sociais e ler blogs? Gosta de conteúdos mais extensos ou breves?

Verifique a experiência do influenciador

Pesquise antecipadamente sobre o influenciador, verificando se ele tem um perfil interessante para a sua marca. Observe em que contexto ele atua, qual tipo de público compõe a audiência dele, qual é o alcance e qual tipo de engajamento ocorre.

Verifique se o influenciador cogitado já promoveu outros produtos e como essas campanhas aconteceram. Veja se a audiência dele é real (muitas pessoas compram seguidores), se as plataformas utilizadas são seguras e conversam com a sua audiência, e como ele utiliza cada uma delas.

Considere os microinfluenciadores

Segundo uma pesquisa realizada pela Youpix, Airstrip e GfK, criadores de conteúdo que têm entre 400 e 500 seguidores conquistam o engajamento de 7,8% da base. Aqueles que possuem entre 900 mil e 1,1 milhão de seguidores conquistam o engajamento de apenas 1,8% de sua base.

Mesmo que haja diferença nas proporções (7,8% de 400 representa um número menor que 1,8% de 1 milhão), é importante considerar o potencial de engajamento quando pensamos no custo por mil (CPM) da campanha. Trabalhados de forma coordenada, os microinfluenciadores fazem uma diferença importante para as marcas.

Confie na experiência do influenciador

Uma das razões para as empresas trabalharem com influenciadores é o fato de eles saberem como alcançar e conversar com a audiência. Em muitas situações, no entanto, as agências e marcas passam a tolher o trabalho dos influenciadores, tornando a ação ineficiente.

Portanto, deixe que os influenciadores conversem com a audiência deles. Você não deseja acabar como outro comercial pouco autêntico, não é mesmo?

Defina objetivos e crie processos

Um importante passo para que sua campanha dê certo é definir objetivos e compartilhá-los com o influenciador. Afinal, se ele vai conduzir a campanha dentro da plataforma dele, é preciso que ele entenda o que você deseja e como pode ajudar a sua empresa. Um briefing pode ajudar!

Mais do que pensar no número de seguidores, é importante que a sua empresa entenda o que os influenciadores podem agregar em termos de entendimento e confiabilidade para o seu negócio. Números são importantes, mas o trabalho com influenciadores é mais qualitativo do que quantitativo.

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