Inbound x Outbound: como avaliar o que é melhor para a empresa?

Inbound x Outbound: como avaliar o que é melhor para a empresa?

Por muitos e muitos anos, as empresas divulgaram seus produtos e serviços exclusivamente por meio das mídias convencionais. Mas, hoje, a geração de conteúdos e a nutrição de leads passa a ser uma boa alternativa para a captação de mais clientes. Nesse cenário, entender o que é Outbound e Inbound Marketing torna-se necessário para avaliar qual opção é mais vantajosa para sua empresa.

No artigo de hoje, apresentaremos as diferenças em termos de teoria e prática entre essas duas técnicas de marketing. Falaremos, também, sobre quais pontos devem ser avaliados na hora de escolher qual o melhor método para a sua empresa.

Continue a leitura e aprenda a considerar qual a melhor — ou se as duas são vantajosas — para as suas estratégias de marketing!

O que é Inbound Marketing?

Em uma tradução livre, Inbound Marketing significa “marketing de atração”. Esse é o seu principal objetivo: atrair clientes por meio de conteúdos que despertam interesse e façam com que eles venham até a sua empresa — em vez de ir buscá-los.

O Inbound Marketing trabalha o funil de vendas, que analisa cada estágio do lead (contato ou prospect), levando-o a caminhar do topo até o fundo do funil — e, então, virar um cliente.

Uma grande vantagem do Inbound Marketing é a possibilidade de menores investimentos obterem bons retornos por períodos de tempo indeterminados.

Para entender o que é Inbound na prática basta pensar que: uma agência de viagens pode educar seu público sobre roteiros e atrações turísticas de determinadas cidades pela criação de conteúdo. Com isso, o blog dessa agência de viagens passará a atrair um maior número de usuários interessados naquilo que ela vende.

Ao realizar um bom trabalho de qualificação e nutrição de leads, esses prospects podem vir a se tornar clientes e realizar a compra de pacotes turísticos.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing refere-se ao marketing tradicional, que traz clientes por meio de anúncios de produtos ou serviços. A metodologia consiste em ir atrás do consumidor ativamente onde ele está, seja por propagandas em TV, rádio, revistas, jornais, cartazes, mala direta, patrocínio de eventos ou outros métodos convencionais de publicidade.

O Outbound Marketing também está presente nos meios digitais, como em propagandas que interrompem vídeos na internet, banners, pop-ups, e-mails em massa (spam) e vários outros.

investimento no Outbound Marketing é muito mais caro quando comparado ao Inbound Marketing e tem um prazo determinado para veiculação.

Então o que é Outbound Marketing na prática? A mesma agência de turismo do exemplo anterior imprimir folhetos para serem distribuídos em locais estratégicos — como em portas de escolas próximo ao período das férias. Esse tipo de estratégia ainda gera grandes resultados para as empresas, desde que associada a alguns conhecimentos do Inbound, como o entendimento otimizado do público-alvo de um negócio.

É possível mesclar o Inbound e o Outbound Marketing?

Dá para mesclar o que é Outbound e Inbound obtendo bons resultados. Mas para determinar como ambas as iniciativas serão feitas em conjunto e que resultados trarão, você precisa analisar o ROI (retorno sobre o investimento) de cada uma delas.

É o ROI de cada uma que nos mostrará qual delas traz melhores retornos para uma empresa. Se ambos forem compatíveis, ou pelo menos próximos, combinar Inbound e Outbound passa a ser uma oportunidade de maximizar os efeitos do marketing.

Hoje, há uma priorização das iniciativas de Inbound, porque trata-se de uma estratégia menos invasiva, que traz resultados de longo prazo e duradouros. Entretanto, agora que você aprendeu o que é Outbound e como os conhecimentos utilizados em outras estratégias de marketing podem torná-lo melhor, somar as forças de ambas poderá dar a você mais chances de sucesso.

Por que combinar Outbound e Inbound?

Combinar Outbound e Inbound traz alguns benefícios para o negócio, mas também pode representar desafios. Dentre as principais vantagens que uma empresa pode esperar associando ambas, temos:

  • potencial para atingir um número amplo de pessoas;

  • o fortalecimento dos valores e da exposição da marca;

  • grande vantagem competitiva em relação às concorrentes que investem em apenas um tipo de marketing.

Podem pintar, porém, algumas situações em que combinar as duas será um problema:

  • o departamento de marketing pode ficar mais oneroso;

  • as iniciativas de Outbound nunca serão tão segmentadas quanto as de Inbound;

  • devido a saturação, nem sempre o cliente responderá bem à publicidade Outbound.

Esses desafios não precisam ser um empecilho para que a empresa invista nas duas formas de atingir o cliente. Afinal, quanto mais uma empresa consegue equilibrar os seus esforços de Inbound e Outbound, maiores são as chances dela de atingir um grande volume de clientes em potencial. Embora a internet tenha se tornado mais popular nos últimos anos, há ainda uma parcela significativa dos consumidores que procura produtos longe da web.

Com o conhecimento adquirido no Inbound, será possível determinar melhor quem precisa dos produtos de uma marca. Encontrar essas pessoas no off-line deixará de ser um desafio.

Treinar a equipe para que ela consiga fazer isso, todavia, é um esforço constante. Se o time já está habituado ao Inbound, ele pode ter dificuldades na hora de criar promoções e mensagens eficientes longe da web.

É educação sobre como combinar ambas formas de divulgar uma empresa que será o mais importante para alcançar o sucesso.

Como comparar as duas estratégias?

Para que o negócio consiga, de fato, se aproveitar dessas duas técnicas, ele terá de comparar o que é possível fazer com cada uma delas. No Inbound alcançamos:

  • uma comunicação mais indireta;

  • custo menor;

  • dá para produzir conteúdos de via dupla.

Já no Outbound, podemos:

  • conquistar ROIs maiores em menos tempo;

  • obter resultados iniciais rapidamente;

  • trabalhar com modelos de comunicação em massa.

Todos esses pontos são positivos quando se quer aumentar o número de clientes no empreendimento. Todavia, se precisar começar com apenas um deles, terá de levar em consideração quais desses retornos são prioridade para você.

Trabalhar com ambos, Outbound e Inbound, em negócios fundados há pouco tempo, a chance de atingir mais pessoas e aumentar seus tickets médios é maior. Isso porque, enquanto nutrem um relacionamento com os consumidores no Inbound, já começam a fechar negócios junto aos clientes adquiridos off-line.

Fazer com que as duas estratégias trabalhem juntas, todavia, é sempre melhor. As empresas que entregam produtos e serviços fora da web percebem que a associação dos dois tipos de marketing ajuda a conquistar mais clientes, mas operar no verde até que o Inbound atinja potencial.

Gostou deste artigo e aprendeu o que é Outbound e Inbound Marketing? Então dê só uma olhada em como é possível integrar campanhas on e off-line!

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