Inbound marketing: está na hora de começar a investir?

Uma das tendências de marketing mais em alta no momento é o inbound marketing. Muitas empresas já perceberam o quanto estratégias desse gênero são capazes de trazer bons resultados e decidiram investir nessa metodologia para melhorar a visibilidade da marca, atrair mais clientes e aumentar as vendas.

No post de hoje, vamos explicar por que investir em inbound marketing é um bom negócio. Vamos mostrar quais são as suas vantagens e, ainda, algumas de suas táticas mais utilizadas. Acompanhe!

O que é o inbound marketing?

O inbound marketing consiste em atrair clientes com conteúdos relevantes, que gerem valor para esse público e estejam relacionados à área de atuação da sua empresa. É por isso que ele também é conhecido como marketing de atração.

A ideia é que o prospect chegue até você por meio da descoberta de conteúdo que a sua empresa produz, como posts em blogs, vídeos, informações interessantes em redes sociais, entre outros. É uma forma mais agradável — e eficiente — de alcançar as pessoas.

Trata-se de usar estratégias que permitam a construção de um relacionamento mais próximo entre possíveis clientes e a marca. Enquanto o outbound marketing muitas vezes usa meios invasivos, como propagandas no decorrer do conteúdo para chamar a atenção, o inbound se preocupa em conquistar a confiança do consumidor fornecendo conteúdo de qualidade.

Quais são as vantagens de investir em inbound marketing?

Confira abaixo três das principais vantagens do inbound marketing para as empresas.

Custo

Enquanto o marketing tradicional está mais vinculado à compra de mídia — algo que costuma exigir um alto investimento —, o inbound marketing envolve principalmente a produção de conteúdo, que não demanda aportes tão grandes para começar uma campanha.

Imagem da marca

Outro benefício do inbound marketing é a contribuição que ele pode trazer para a imagem da marca. Quando o público estiver em contato com os seus conteúdos, perceberá que o seu negócio valoriza os clientes, já que se preocupa em entregar conhecimento realmente útil para essas pessoas.

Confiança e credibilidade

Ao demonstrar essa preocupação em ajudar um determinado público-alvo, fornecendo informações pertinentes para ele, essa audiência vai enxergar a sua empresa como uma autoridade no mercado em que atua.

Tal credibilidade, consequentemente, será capaz de inspirar mais confiança nessas pessoas, que provavelmente terão o seu negócio em mente quando tomarem uma decisão de compra relacionada a algo que você tenha a oferecer.

Como o inbound marketing funciona na prática?

Para implementar uma estratégia focada em inbound marketing, utilizamos principalmente os canais digitais. Vejamos, então, algumas das táticas de maior destaque.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em produzir e divulgar materiais que sejam do interesse do seu público-alvo, principalmente no formato de posts para o blog da empresa. Formatos como infográficos, e-books, vídeos e podcasts também são bastante utilizados.

Tudo isso aliado às técnicas de Search Engine Optimization (SEO) contribui para que a sua marca seja encontrada nos mecanismos de busca, trazendo mais tráfego para as suas páginas e aumentando as possibilidades de gerar leads.

Redes sociais

As redes sociais são um canal em que as pessoas interagem entre si e com as marcas que mais admiram. Podem ser interessantes para estreitar o relacionamento com o público, divulgando os próprios conteúdos que sua empresa produz e respondendo às mensagens e aos comentários.

E-mail marketing

Com o e-mail marketing, é possível alcançar os seus leads e clientes diretamente na caixa de entrada, seja com mensagens promocionais ou o envio de informações interessantes para eles, como no caso das newsletters.

Vale lembrar que esses disparos ocorrem com o consentimento dos usuários, algo que normalmente se dá por meio do preenchimento de um formulário de inscrição em uma página da empresa.

Portanto, se você deseja ter resultados consistentes com as campanhas de marketing sem estourar o orçamento, ao mesmo tempo em que fortalece a sua marca, investir em inbound marketing certamente é uma ótima opção.

Mas se você não souber por onde começar, não se preocupe. Nós podemos ajudá-lo! Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo!

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