Gamification no marketing: descubra porque vale a pena incorporar

O emprego de gamification no marketing pode render boas estratégias de captação e fidelização de clientes, uma vez que ela conta com recursos úteis para engajar e reter leads.

Tanto que hoje em dia está presente em vários sites, e-commerces, mídias e redes sociais, entre outros canais na internet, bem como em ações promocionais físicas dentro das empresas.

Quer saber mais por que vale a pena incorporar a gamificação no marketing? Continue lendo!

O que é a gamificação?

Gamification, ou gamificação, envolve a aplicação de funcionalidades e mecânicas próprias de jogos em ambientes organizacionais físicos e virtuais. Seus recursos envolvem a atribuição de pontos, a formação de tabelas de classificação e rankings, a concessão de prêmios, além de uma série de incentivos equivalentes.

Quando aplicado no marketing, seu intuito é estimular o público a interagir mais com um empreendimento. Também objetiva que ele adquira um volume maior de mercadorias/serviços e que ocorra um incremento nos níveis de engajamento, fidelização e satisfação dos consumidores.

Como incorporar na estratégia de marketing?

Você pode empregar a gamificação em sua estratégia de marketing de distintas formas, valendo-se de seus principais elementos e mecanismos, como:

  • recompensas para usuários que finalizarem atividades específicas no site ou em pontos comerciais físicos. Você pode dar descontos, pontos ou milhas, cartões de presente, prêmios, participação em grupos especiais, crachás, títulos, frete grátis para produtos específicos etc.;

  • itens ilustrativos que otimizam a experiência de consumidores e proporcionam sensações positivas. Isso inclui, por exemplo, barras de progresso em sites, pois denotam a noção de avanço durante ações específicas, como compras;

  • elementos que tornam ações mais realistas ou divertidas, como moedas digitais, tabelas com pontuações, assistentes virtuais etc.

Quais são os benefícios de fazer isso?

Engajar clientes e aumentar a fidelização

Estratégias de gamificação são capazes de engajar clientes e aumentar os níveis de fidelização. Um exemplo é o que ocorreu com a Starbucks, famosa rede de cafeterias. Ela desenvolveu uma ação, a Starbucks Star Dash, em que compras dos consumidores geravam estrelas, algo parecido com pontos de um programa de fidelidade.

Isso se tornou uma forma de incentivar e recompensar os participantes por irem muitas vezes ao longo de um determinado intervalo de tempo às suas unidades, já que as estrelas poderiam ser trocadas por produtos especiais. Aliás, o programa concedia mais estrelas quanto mais vezes visitavam suas unidades, o que fomentava a fidelização dos clientes.

Alto potencial de compartilhamento

Os resultados obtidos em estratégias e ações de gamification podem ser facilmente compartilhados pelos consumidores que participam delas. Um exemplo ocorreu com a Magnum, marca de sorvete, que desenvolveu um game em que os jogadores saíam “caçando” produtos dela em vários sites de parceiras até retornar à página da Magnum.

Em seu lançamento, o game ficou entre os tópicos mais comentados do Twitter no mundo, o que significa que se tornou viral e foi amplamente debatido pelos internautas.

Fortalecer a imagem da empresa

A gamificação é capaz de melhorar a imagem da empresa, uma vez que incentiva o engajamento dos clientes. Um exemplo ocorreu com a Teleflora, uma empresa de entrega e envio de flores.

Ela criou um sistema de fidelização social que recompensa por meio de pontos os consumidores que, entre outras coisas, fazem comentários e respondem mensagens (relacionadas à companhia) de outros usuários no Facebook. Existiam ações que geravam bônus, como fazer a primeira revisão de um produto.

Na proporção em que acumulavam pontos, os participantes poderiam ser recompensados com crachás e títulos — como influenciadores —, sendo que os principais eram listados em uma tabela de classificação da empresa. Os resultados envolveram aumento nas menções à marca no Facebook, fortalecendo sua imagem, e elevação da taxa de conversão de clientes.

Vale ressaltar que gamification no marketing atua com base no desejo dos usuários por lazer, competição e realização, além de status. Com seus preceitos e mecanismos, essa estratégia consegue satisfazer esses anseios, o que colabora para a obtenção de bons resultados em campanhas, eventos e ações mercadológicas. Portanto, vale a pena incorporá-la no planejamento estratégico da sua empresa!

Gostou de saber sobre a relevância da gamificação no marketing? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus contatos também possam aproveitá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This