Estratégia de Business Intelligence: 5 dicas essenciais

Estratégia de Business Intelligence: 5 dicas essenciais

A estratégia de Business Intelligence (BI) não se resume apenas à coleta e ao processamento de dados do mercado. Ela é uma metodologia que usa essas informações para direcionar planejamentos e facilitar decisões. Por isso, para ser implementada, ela não deve ser uma simples aquisição de ferramentas, mas uma transformação em toda a cultura da empresa. 

Assim, muitos gestores desconhecem o poder dessa tática e ainda associam BI ao departamento de TI, que faz parte dessa tarefa, mas não é o único. Essa é uma atividade que deve ser desenvolvida com a gestão, que fará a interpretação dos dados para revertê-los em decisões mais conscientes. Com isso, sua operação pode ganhar material para aumentar a produtividade, diminuir os custos e melhorar o desempenho. 

Conheça agora cinco dicas para implementar essa estratégia na sua empresa e colher os frutos da inteligência. Confira!

1. Foco nos problemas do negócio

Antes de começar a recolher todos os dados que puder, pare e pense em quais problemas você deseja resolver com essas informações. Com o foco definido, as informações coletadas podem apresentar relatórios, comparação de dados, painéis, entre outros, para usar como base para decisões mais seguras.

Assim, os rumos dos investimentos, campanhas, direcionamento das ações e planejamentos serão mais bem orientados e acompanhados com métricas específicas. Os dados reunidos vão depender do tipo do negócio e dos objetivos da empresa. 

2. Validação constante

É importante que os seus dados sejam realmente confiáveis. Para isso, a validação deve ser uma tarefa natural no seu processo. É preferível ter poucas informações confiáveis do que muitas incorretas — portanto, a qualidade vem antes da quantidade.

Se alguns detalhes não forem considerados ou se dados falsos entrarem no sistema, eles podem gerar decisões erradas e causar prejuízos. Logo, é preciso checar se os parâmetros usados para obter as informações estão corretos e se elas condizem com a realidade do negócio.

3. Liberdade para os colaboradores 

Os dados de BI devem ser disponibilizados para os profissionais de todos os times, pois só assim eles podem ser eficientes, facilitando o acesso e atuando com agilidade. Apesar de em um primeiro momento da implantação o setor de TI ficar no comando, a intenção é que com o tempo todos sejam livres para acessar os recursos necessários sem precisar de ajuda. Isso vai garantir uma operação mais fluida e um melhor desempenho. 

4. Monitoramento contínuo

Faça uma avaliação e um controle constante do uso do Business Intelligence. Essa é uma tarefa realizada pelo time de TI que monitora o acesso às informações. Desse modo, é possível saber quais fontes estão sendo acessadas, quais ferramentas estão sendo utilizadas, quais equipes precisam mais dos dados, entre muitas outras questões.

5. Prioridade nas atividades e melhoria nos processos

Para que as tarefas mais importantes e críticas não sejam deixadas para depois, é fundamental trabalhar com um sistema de prioridades, em que as demandas mais urgentes sejam atendidas mais rapidamente. Com isso, será possível melhorar as atividades internas, para que as tarefas sejam organizadas conforme a melhor forma de produtividade. Assim, os processos são otimizados e oferecem respostas mais rápidas e acertadas. 

Garantir que a estratégia de Business Intelligence seja bem aplicada nas empresas é um trabalho que pode ser difícil. Além de lidar com as suas demandas diárias, ainda será preciso ter olho firme nessa questão. Por isso, em muitos casos, é interessante contar com a assistência de uma consultoria, que pode fazer esse serviço com uma visão externa focada para assegurar bons resultados. 

Se você precisa implementar uma estratégia de Business Intelligence na sua empresa, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções. Nós, da agência Mantra, estamos prontos para ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This