Entenda por que a experiência do usuário é decisiva no sucesso do seu site

Cada vez mais, as experiências proporcionadas aos consumidores são fundamentais em todas as estratégias e ferramentas de marketing. No marketing digital, essa tendência já deixou de ser diferencial e deve estar presente em todas as plataformas. 

Nos sites, em especial, a experiência do usuário (a famosa UX) pode ser o fator de decisão de compra ou de abandono de carrinho. Assim, pode ser o ponto que separa um site estratégico de uma plataforma maçante e complicada. Tendo isso em vista, a experiência do usuário no site deve estar entre os principais aspectos na hora se pensar no projeto gráfico, no conteúdo, nas estratégias de SEO e nas formas de relacionamento com os públicos. 

Por isso, reunimos aqui os itens imprescindíveis para o desenvolvimento de um site capaz de encantar o cliente, facilitar a vida dele e claro, levá-lo à compra de seus produtos e serviços. Confira:

Entenda o poder do design para interface do site

Muito mais do que deixar sua plataforma bonita, o design trabalha em favor da memorização da sua marca, da usabilidade do site e da transmissão dos atributos que compõem a identidade da empresa. 

É preciso que o projeto gráfico esteja completamente alinhado à programação, para que a navegação pelas páginas seja fácil, intuitiva e rápida. Ninguém quer ter trabalho para encontrar algo, não é mesmo? Se é preciso um grande esforço e paciência para navegar pelo seu site até encontrar uma informação, certamente, essa pessoa buscará o que precisa em outro lugar. 

Tenha um site atualizado

Aqui, você pode considerar a palavra atualização em todos os sentidos e em todas as partes do site. Afinal, conteúdo fresquinho, design contemporâneo e plataformas responsivas são aspectos fundamentais relacionados ao conforto que o site oferece aos usuários. 

Uma aparência ultrapassada ou um layout que não se adapta às plataformas móveis atribui características negativas à sua empresa, além de cansar o usuário. Por isso, é recomendado que você atualize a plataforma no máximo a cada cinco anos. 

Fique atento aos aspectos que prejudicam o seu site

De modo geral, todo o site deve ser organizado em prol do conforto e da satisfação do usuário. Do contrário, alguns comportamentos, além de desnecessários, podem até se tornar irritantes e o resultado você já sabe: o cliente vai embora do seu site. Portanto, evite: 

  • excesso de textos com informações que não são relevantes; 
  • excesso de imagens, gifs, vídeos, pop-ups e tudo mais que possa competir pela atenção do usuário; 
  • palavras-chave em demasia e usadas de maneira forçada; 
  • carregamento e download lentos; 
  • falta de informações de contato, pois passa a ideia de inacessibilidade e pode comprometer a credibilidade da empresa. 

Conte com a ajuda de especialistas

Hoje em dia, é muito comum encontrarmos plataformas que permitem a construção de sites com templates e programação prontos. Pode ser uma boa alternativa para quem deseja economizar, mas é importante que você saiba que os recursos são limitados e podem também não atender às demandas dos seus clientes. 

Ao contar com a expertise de especialistas, por outro lado, você tem acesso a um projeto diferenciado, customizado conforme as necessidades de sua empresa e propício ao reforço da sua marca e à criação de laços estratégicos com o público. Tudo isso conta se o seu objetivo é entregar experiências únicas e gratificantes ao seu usuário. 

Quanto mais óbvia e intuitiva for a navegação, melhor será a experiência do usuário no site. Além do mais, as taxas de retenção e conversão são expressivamente maiores em sites desenvolvidos com foco no usuário. Por isso, em todas as campanhas e plataformas de marketing, tenha certeza de que a melhor orientação vem das expectativas, da necessidade e do comportamento do consumidor. 

Gostou dessas dicas? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão na sua caixa de e-mail. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This