Entenda o que é Call-to-Action e como ele pode otimizar sua taxa de conversão

Com o advento do marketing digital, aumenta também a preocupação com as taxas de conversão. Afinal, o objetivo das ações de marketing na internet é gerar algum tipo de resultado que podem ser desde interação, cadastro, participação em promoções e, claro, vendas.

Nesse cenário de investimento em website, em conteúdo para blog, campanhas e anúncios digitais, entender o que é CTA pode ajudar no aumento das conversões seja qual for o objetivo. Para conhecer mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é CTA?

O call-to-action (CTA), em português “chamada para ação”, se trata de um recurso utilizado no marketing digital cujo objetivo é encorajar o usuário a interagir de alguma forma com as campanhas. Os CTAs incentivam sempre algum tipo de conversão. Para ficar mais claro, veja exemplos de tipos de CTA:

  • assinar uma newsletter;

  • compartilhar o post nas redes sociais;

  • seguir as redes sociais da empresa;

  • baixar um e-book ou outro material;

  • comentar no post;

  • entrar em contato com a empresa;

  • acessar outro post do blog;

  • testar um software ou ferramenta.

Quais as características de um bom CTA?

Para elaborar um bom call-to-action é preciso ter relevância e entregar algum valor para o usuário, do contrário, as conversões não acontecerão. Imagine a fórmula: valor + relevância = mais conversões. A importância se dá quando seu prospect sente alguma motivação para clicar no botão.

Na hora de elaborar o CTA pergunte-se: “que proposta de valor estou entregando para meu público?”, “qual a relevância desse CTA de acordo com os interesses do usuário?”

Quais são as melhores práticas?

Design, posicionamento e linguagem

  • utilize cores de contraste entre o CTA e o restante da página para que haja destaque;

  • insira o CTA no lugar que mais tenha a ver com o contexto. É preciso que o usuário não faça esforço para chegar ao CTA e entenda ao que ele está relacionado;

  • o call-to-action precisa ter relevância para o conteúdo da página em que está inserido;

  • adicione, de forma estratégica, alguns CTAs por todo o website, a fim de atrair visitantes de todas as etapas da jornada do cliente;

  • atente-se à linguagem, use imperativos como: “baixe grátis”, “assine a newsletter”;

  • seja breve e objetivo. Use palavras interessantes e claras para explicar, de maneira rápida e instigante, a ação que deve ser tomada;

  • invista em palavras ou um conjunto que desperte alguma vontade: “experimente já”, “acesse e ganhe”, “teste um mês grátis”;

  • verifique o formato e estilo do botão — não há fórmula mágica — é preciso analisar o que funciona melhor de acordo com o layout e com seus negócios;

  • certifique-se de usar letras legíveis;

  • crie senso de urgência: “somente hoje”, “grátis para os 10 primeiros”.

Onde utilizar o CTA?

Saber onde inserir e qual o call-to-action certo é fundamental para a sua eficácia. Cada tipo vai ter uma função a depender do local onde está inserido. Vejamos alguns dos mais importantes:

Home page

Geralmente, esse é o lugar acessado por quem já está interessado naquilo que sua empresa vende. Logo, o melhor é ir direto ao ponto e sugerir uma ação imediata, como: “compre nossa solução agora!”.

Essa é uma maneira de inserir a home nas suas estratégias de marketing e não usá-la apenas como cartão de visitas. 

Páginas do site

Cada página, independentemente de sua função, pode ter um CTA convidando o usuário a realizar uma ação. A seção de contato, por exemplo, pode ter uma chamada: “agende uma visita hoje!”. Essas frases agem como um empurrãozinho para um visitante se tornar um lead qualificado.  

Redes Sociais

Como parte essencial das estratégias de marketing digital, essas plataformas também precisam incentivar os visitantes e seguidores das suas páginas a caminharem para um próximo estágio no funil de vendas. Assim, CTAs do tipo: “curta e compartilhe!” ou “acesse nosso blog”, podem render bons resultados.

E-mail Marketing

Nessa estratégia, o call-to-action tem um papel muito importante, já que o e-mail visa se aproximar do público. Por meio dessas chamadas, é possível perceber o nível de interesse de cada contato e classificá-lo. Então, frases como: “baixe nosso e-book!” ou “acesse nosso site!” podem ser bastante eficientes. 

Blog posts

Essas postagens são usadas, em sua maioria, para o topo do funil. Nesse caso, convidar para acessar outro post mais avançado é uma boa pedida. No entanto, em posts mais específicos, voltados para o fundo do funil, pode-se usar CTAs mais diretos, como “entre em contato conosco!”, a fim de converter os leads em compradores. 

Quais as vantagens de usar um CTA?

Ele consegue fazer com que o seu material, seja um blog post, um e-mail ou texto da home não seja “desperdiçado”. Assim, os usuários poderão ter uma indicação do caminho a seguir. Dentre alguns dos benefícios do call-to-action, estão:

Aumentar a conversão

Quem é vendedor sabe que os compradores necessitam de um certo incentivo para concluir a compra. Isso é o que o CTA concede para quem está no fundo do funil. Os leads podem estar com disposição para fechar negócio e o call-to-action vai facilitar essa decisão, melhorando os seus resultados. 

Gerar mais tráfego

Quanto maior o número de visitas no seu site e blog, mais chances você tem de conseguir leads. O CTA vai incentivar os usuários das redes sociais e os leitores do blog a acessarem outras páginas. Então, convidar para acessar outros artigos é uma boa chamada para gerar tráfego.

Reforçar outros links 

Essa também é uma questão relacionada ao tráfego, os links internos são uma maneira de aumentar o tempo de permanência dos usuários e mostrar a eles conteúdos mais avançados, conduzindo-os para o fundo do funil. Por isso, é importante inserir, ao fim dos artigos, CTAs que convidem a ler outro blog post relacionado com o tema atual. 

Por que mensurar os resultados do CTA?

Como todas as estratégias do marketing digital, o call-to-action também precisa ser medido para verificar a sua eficiência e melhorá-la. Para isso, devem ser usadas métricas que indiquem se ele é realmente efetivo.

A mais comum para esse caso é o Click-through Rate ou CTR, ele indica a taxa de cliques que determinado CTA recebeu dentre aqueles que o visualizaram. 

Para obter esse número, é possível utilizar algumas ferramentas de análises, a mais conhecida e prática é o Google Analytics. Ele mostra os dados de forma simples e organizada, a partir disso, você pode estudar os resultados e aplicar diferentes estratégias para melhorar o poder do CTA.

Uma boa maneira de testar a eficiência de um call-to-action é usando testes A/B, que visam comparar dois CTAs com apenas um elemento diferente e verificar qual obtém o melhor rendimento.

Agora que você sabe o que é CTA e sua importância para conversões, estude os interesses de seu público e desenvolva, com base nas boas práticas apresentadas, CTAs personalizados. Atente-se para a relevância e o contexto com a página, além do valor percebido pelo usuário.

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