Conheça 6 dicas para otimizar campanhas de e-mail

Conheça 6 dicas para otimizar campanhas de e-mail

As campanhas de e-mail são uma excelente ferramenta de marketing digital para se manter em contato e melhorar o relacionamento com a sua audiência. Por meio de mensagens pertinentes para as pessoas que autorizaram o recebimento, você demonstra que a empresa se esforça para enviar apenas conteúdo que seja do interesse do seu público e que é digna de confiança.

Mas como podemos otimizar essas ações e conseguir resultados ainda melhores? É o que você confere a seguir!

1. Faça um título atrativo

O assunto do e-mail é o que o leitor verá primeiro e precisa despertar o interesse para que ele o abra. Por isso, deixe claro o que motivou a empresa a enviar a mensagem e seja o mais breve possível. Eventualmente, inclua o nome do destinatário no título para chamar ainda mais a atenção.

2. Trate o cliente ou lead pelo nome

Falamos em incluir o nome do leitor no título, mas também é muito importante iniciar o corpo do e-mail com esse tipo de personalização. Por mais simples que pareça, essa prática mostra que a sua organização se preocupa com os clientes e respeita a individualidade de cada um.

3. Escolha bem o nome do remetente

Também é preciso cuidar do nome pelo qual você se apresenta, já que ele vai ajudar os leitores a reconhecerem as suas mensagens mais facilmente, sempre que as virem na caixa de entrada.

Sem contar que isso dá um tom mais pessoal aos e-mails — afinal, é mais agradável quando se nota que uma pessoa de verdade os enviou, e não um remetente desconhecido usando uma ferramenta automatizada.

4. Otimize os e-mails para dispositivos móveis

Lembre-se de que os usuários não leem e-mails apenas no desktop — é extremamente comum que eles chequem as caixas de entrada diretamente de aparelhos móveis. Sendo assim, ofereça uma boa experiência ao utilizar templates que permitam visualizar o conteúdo com qualidade, independentemente do tamanho da tela do dispositivo.

5. Conheça e segmente seu público

A segmentação da lista de e-mails é fundamental para o sucesso de suas campanhas, porque possibilita que a mensagem correta chegue às pessoas propensas a se interessarem por ela de verdade. Um conteúdo impróprio, como uma oferta de um produto que o usuário já adquiriu, pode gerar frustração, fazer com que ele cancele a inscrição na lista e até levá-lo a marcar o e-mail como spam.

Por esse motivo, conheça bem a sua base e separe-a em diferentes perfis de modo a enviar e-mails de acordo com o momento dos contatos no funil de vendas ou outra característica que você julgue relevante.

6. Faça testes A/B

Nos testes A/B, escolhemos um fator específico do e-mail (título, nome do remetente, botão com a chamada para a sua oferta, entre outros) e enviamos duas variações para grupos distintos de usuários.

Assim, conseguimos descobrir qual delas foi mais atrativa para os leitores e gerou mais engajamento. O único porém é que se a sua lista for muito pequena, seus testes não vão produzir estatísticas confiáveis o bastante.

Seguindo todas essas dicas, você terá condições realmente promissoras de otimizar as suas mensagens. Ao testá-las e aprimorá-las com consistência, você entenderá o que funciona melhor para a sua audiência e produzirá cada vez mais campanhas de e-mail de sucesso.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal se aprofundar um pouco mais no tema produção de conteúdo? Entenda que tipo de material produzir em cada etapa do funil de vendas!

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