Como o remarketing pode ajudar no brand awareness do seu negócio?

Saber o que é awareness é uma maneira de usar suas campanhas de remarketing para aumentar a visibilidade da sua marca. Já que essa estratégia permite às empresas mostrarem anúncios online para as pessoas que visitaram seu site ou aplicativo móvel anteriormente — ou seja, são anúncios de pesquisa e exibição virtual que aparecem para visitantes que visualizaram ou realizaram determinadas ações em seu site.

Especificamente, quando os visitantes deixam o site sem interagir, registrar-se, ou comprar, o remarketing possibilita a conexão com esses potenciais clientes enquanto eles navegam em outros sites. Isso aumenta o brand awareness e permite que a empresa apresente uma mensagem ou uma oferta convincente para incentivá-los a retornar ao site.

Os varejistas, tipicamente, usam o remarketing para apresentar uma oferta que motive os consumidores a concluir uma transação que eles abandonaram anteriormente, porém oferecendo benefícios que vão muito além do consumo, melhorando significativamente a conscientização e o reconhecimento da marca no mercado. Saiba mais!

O que é awareness e qual sua importância?

Essa é uma métrica que serve para medir quanto e de que forma uma marca é reconhecida pelo público. Ela pode ser traduzida como consciência de marca e avalia a maneira como os consumidores percebem a associação entre a empresa e os produtos ou serviços que ela oferece.

Quanto mais brand awareness, maior é a lembrança que os consumidores têm de uma marca e da empresa que está por trás dela. Isso aumenta a credibilidade e eleva o valor de mercado. 

Com um maior reconhecimento, o produto passa a depender menos de outros fatores, como preço, oferta, conveniência, entre outros. As empresas podem se beneficiar de diversas formas com o brand awareness. Entre elas, estão:

  • aumento das vendas;
  • elevação do alcance da marca;
  • maximização do poder das campanhas de marketing;
  • favorecimento do aumento do negócio.

Essas são algumas das vantagens que o brand awareness pode trazer para uma companhia. Para ter noção desse poder, basta apenas pensar em marcas consagradas, como: Coca-Cola, Nestlé, Gillete, McDonald’s e muitas outras. 

Como o remarketing e o brand awareness atuam em conjunto? 

O remarketing introduz sua marca, de uma forma mais geral, para um público mais amplo e, em seguida, fornece o conteúdo mais específico que realmente pretende oferecer. Em segundo lugar, os clientes veem seu anúncio à medida que continuam a usar a web, lembrando-se da sua marca por um período de tempo definido.

Um exemplo desse recurso é o Google AdWords. Os anúncios de pesquisa são o primeiro lugar para começar a aumentar a conscientização da marca online, já que eles recordam as pessoas do seu negócio no momento em que elas estão procurando o que você tem para ofertar.

Como o remarketing é importante para o aumento de conversões?

Ao configurar o remarketing, há a opção de selecionar sites específicos para a exibição dos anúncios, o que é uma ótima maneira de aumentar a conversão entre consumidores potenciais. Por exemplo, depois que um usuário deixa um dos sites da sua concorrente, seu anúncio pode aparecer em outras páginas enquanto ele ainda está online.

As conversões podem ajudá-lo a ver se seus anúncios estão gerando algum comportamento valioso no visitante relacionado à marca, como inscrições ou visualizações de páginas. Afinal, você não estaria curioso para saber o que e quantas pessoas comentam depois de assistirem a um anúncio de vídeo que sua empresa acaba de criar?

De que forma o remarketing atua como estratégia de potencial no brand awareness?

A exibição de anúncios para usuários que visitaram seu site, mas o deixaram antes da conversão, acontece em toda a web nos outros endereços digitais que seus clientes visitam. Desse modo, em breve, eles estarão vendo seus negócios em todos os lugares — em seus blogs favoritos, enquanto fazem compras online etc.

Isso dá a impressão de que sua marca é muito maior (e tem um orçamento publicitário mais elevado) do que realmente pode ser. Essa é uma ótima maneira de aumentar sua taxa de conversão!

Como criar uma boa campanha de remarketing?

Não basta trabalhar o remarketing de qualquer forma para que essa estratégia tenha eficácia: é preciso saber otimizá-la. Aqui estão algumas dicas para criar uma campanha de remarketing que dê resultados.

Remarketing por recência

Essa forma de trabalho requer a criação de listas de remarketing com períodos mais curtos, favorecendo as chances de conversão, já que os usuários podem ser impactados em um tempo menor. Para isso, é preciso analisar os dados de tempo de conversão no Google Analytics para entender qual o período médio entre a primeira interação no site e a conversão.

Inclusão de novos argumentos de venda

Para que sua campanha de remarketing seja constantemente otimizada, é necessário testar quais argumentos são mais eficientes e quais foram os que levaram a desistência de compra. Com isso, você trará novas abordagens para atender às necessidades do consumidor e terá novas oportunidades de atingi-lo.

Para conhecer esses dados, deve-se analisar cuidadosamente os relatórios das campanhas e usá-los para construir novos anúncios — com mais impacto do que os anteriores.

Foco na conversão

Não pense apenas em atingir o público para ser visto e lembrado: entenda que o seu objetivo principal é a conversão. Assim, não se distancie desse caminho e analise os números do Analytics para estabelecer metas para novos direcionamentos. Sua estratégia deve ser constantemente aprimorada e ter sempre um melhor retorno sobre o investimento.

Use a segmentação ao seu favor

Cada usuário que interagiu com seu site ou aplicativo teve um tipo de comportamento, isso pode ser a chave para entender como reconquistá-lo. Se ele entrou em apenas uma página, mais de uma ou adicionou itens ao carrinho e abandonou, por exemplo, você pode colocá-lo em listas diferentes e trabalhar uma estratégia de remarketing específica para cada um. Os anúncios e argumentos podem ser separados por esse tipo de interação.

Quais cuidados devem ser tomados com a experiência do cliente?

O remarketing ajuda a garantir que esse potencial comprador não esqueça a marca, já que, quando ele chegou na página, queria encontrar uma resposta para a sua pergunta e o conteúdo do site pôde ajudá-lo.

Talvez ele não precise comprar seu produto na semana que vem ou no mês seguinte, mas com o remarketing, você está se estabelecendo como uma autoridade no mercado e, assim, quando o cliente optar por comprar, há uma grande probabilidade dele adquirir com a sua empresa.

A maioria das pessoas que visita o seu site não converterá na primeira vez, assim, é preciso construir o seu reconhecimento de marca para fechar uma venda. Graças à ferramenta de remarketing, é possível criar um público-alvo gerando, nos clientes, o sentimento de personalização e potencializando as chances de sucesso na satisfação do consumidor.

Gostou de saber o que é awareness e como ele se relaciona com o remarketing? Então continue em nosso blog e entenda por que a experiência do usuário é decisiva no sucesso do seu site!

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