Como o planejamento de mídia pode ajudar campanhas de marketing?

Como o planejamento de mídia pode ajudar campanhas de marketing?

Criar um adequado planejamento de mídia é fundamental para poder saber se comunicar com seu público. Além disso, ele vai orientar as formas de divulgação dos seus produtos ou serviços da maneira correta. Logo, é determinante para o sucesso ou fracasso de suas campanhas de marketing. 

Antes do digital, os profissionais precisavam se preocupar com poucos veículos de mídia para apresentar seus produtos. Hoje, existem inúmeros meios, tanto online quanto offline, para inserir as propagandas e conversar com os consumidores. Portanto, o planejamento de mídia se torna ainda mais complexo e importante. 

Confira, agora, como essa atividade funciona e como ela é benéfica para os resultados. Acompanhe!

O que é o planejamento de mídia? 

Ele é responsável por determinar qual é o público ideal para sua marca ou produto, os canais de comunicação nos quais será feita a divulgação, os formatos que serão usados, a programação e o valor da verba destinada para essas ações. Para isso, é preciso obter diversos dados sobre os consumidores, as mídias e o mercado, ditando objetivos precisos e mensuráveis para poder avaliar posteriormente. 

Colocar campanhas em ação sem o devido preparo é uma receita para a frustração. A partir da pesquisa e definição do seu público-alvo, é possível determinar quais os caminhos certos para atingi-lo. Devido à relativa facilidade de certos meios atuais, como as mídias sociais, alguns gestores decidem fazer logo e ver o que acontece — e é aí que está o erro. O planejamento estratégico de mídia vai orientar todo o trabalho de divulgação e servir de base para futuras correções. 

Quais os benefícios desse planejamento?

O primeiro é determinar o passo a passo da campanha de maneira estruturada e inteligente, seguindo dados concretos e não puro “achismo”. Ele vai determinar quais metas mostrarão se as ações estão no caminho certo e as métricas para poder avaliar os resultados, a fim de realizar ajustes ou traçar novas estratégias.

Também, ele é o responsável por criar a comunicação certa para o público definido, colocar toda a equipe a par dos objetivos, antecipar resultados e transmitir a mensagem da forma correta. Além de tudo isso, evita gastos desnecessários ou prejuízos com a má aplicação do orçamento de marketing

O que é necessário para um bom plano de mídia?

Se sua empresa não dispõe de um grande time ou ainda não tem a experiência necessária para dar conta do trabalho, o ideal é contratar uma agência especializada para planejar por você. Afinal, esses profissionais possuem prática, trabalham todos os dias com o assunto e buscam, constantemente, por novas tendências para aplicar nos projetos dos seus clientes. 

Antes de começar, é feito um briefing, que especifica tudo o que a empresa contratante necessita, estipulando margens para orientar o plano. Com isso, se define o objetivo, o público-alvo e os meios de divulgação para que a mensagem seja ouvida.

Depois de traçar as estratégias, é preciso definir as métricas e acompanhá-las para realizar ajustes. Por fim, faz-se a análise dos resultados, que são traduzidos em informações responsáveis por alimentar o próximo ciclo. 

Como visto, o planejamento de mídia é peça-chave para o sucesso de uma boa campanha de marketing. Com ele, não se fica no escuro, sem saber para quem e onde transmitir suas mensagens, mas garante-se a sua eficácia. Portanto, é muito importante não ter vaidade nessa hora e solicitar auxílio para assegurar que sua verba terá um retorno positivo. 

Então, se você precisa de uma equipe preparada e com experiência no assunto, entre em contato a gente e conheça nosso portfólio e soluções!

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