Como melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Como melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Ruídos, telefones sem fio ou notícias distorcidas são características de empresas que não investem em atividades para aperfeiçoar o fluxo de informações, culminando em um ambiente corporativo um tanto quanto desagradável. Desse modo, saber como melhorar comunicação interna é de extrema importância para reverter essa situação.

A comunicação interna é uma área das organizações — que estão focadas em ações para os colaboradores — que tem como objetivo aprimorar o compartilhamento de informações relevantes. A sua importância se dá ao fato de aumentar a produtividade, reduzir a taxa de rotatividade e integrar os membros da equipe.

Quer saber mais sobre o assunto? Listamos, neste post, 4 dicas de como melhorar a comunicação interna na sua empresa. Continue acompanhando para saber mais!

Vamos lá?

1. Incentive o diálogo

Incentivar o diálogo entre os funcionários ou entre áreas diretivas e as demais equipes é muito importante. A partir de algumas táticas como caixa de sugestões, pesquisas de satisfação e reuniões informais, a sua empresa terá a oportunidade de mostrar a transparência e a relevância de demais opiniões.

Com as informações colhidas, é possível melhorar processos e, consequentemente, criar um ambiente mais saudável!

2. Mantenha os funcionários informados

Manter os colaboradores atualizados e bem informados é um dos pontos mais relevantes de uma boa comunicação interna. O motivo? Bem, por meio de um canal bem definido, as informações podem ser compartilhadas com maior fluidez, o que diminui ruídos e as tão temidas fofocas.

Alguma das formas de conseguir promover isso é utilizando ferramentas como: quadro de avisos, newsletter, intranet, workplace, live por meio de vídeos etc. Assim, escolha a ferramenta que seja mais completa para a sua empresa e comece a desenvolver a estratégia de uso!

3. Promova momentos de descontração

Momentos de descontração são importantes para estimular um melhor convívio entre funcionários e proporcionar um momento de integração. Isso pode ser realizado por meio de eventos e palestras, por exemplo. Momentos como estes ajudam com que os colaboradores tenham a oportunidade de se conhecerem, conversarem etc.

Além de ser mais uma oportunidade de trazer informações relevantes e momentos de relaxamento, é viável também melhorar o clima organizacional. Desse modo, ações como estas fomentam a motivação dos colaboradores e, consequentemente, a melhora em sua eficiência.

4. Acompanhe indicadores do setor de comunicação interna

É importante medir a eficiência de campanhas de marketing e vendas, não é mesmo? Com a comunicação interna não seria diferente. Ao acompanhar os dados de desempenho, a empresa pode saber quais ações foram as que obtiveram melhores resultados e quais podem ser aprimoradas.

No entanto, para isso, lembre-se sempre de utilizar uma boa ferramenta de análise de gestão pois, assim, você terá dados mais concretos para decisões mais estratégicas. Além disso, ainda é possível otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores, obtendo mais prazos para integração, projetos entre áreas comuns etc.

Independentemente de qual estratégia queira utilizar, o importante é que a sua empresa saiba reconhecer quais delas fazem mais sentido (ou se todas fazem) para começar a “colocar a mão na massa”.

Viu como pode-se melhorar a comunicação interna da sua empresa e ainda obter resultados positivos, como um ambiente saudável, eficiente e produtivo, além de evitar a rotatividade de funcionários? Então, comece desde já a criar uma cultura organizacional com informações mais claras, fluidas e com melhores relacionamentos.

Agora que você já sabe como aperfeiçoar a comunicação interna da sua empresa, não deixe de conferir como a cultura de feedback pode impactar nos resultados da sua equipe!

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