Como alavancar seu engajamento nas redes sociais em 5 passos

Como alavancar seu engajamento nas redes sociais em 5 passos

Criar engajamento nas redes sociais é um desafio para muitos profissionais de marketing. Um trabalho que requer planejamento e dedicação — mas que vale muito a pena e traz ótimos resultados. Afinal, essas são as plataformas nas quais a maioria das pessoas está atualmente.

Nesse sentido, para saber como gerar boas interações é preciso avaliar qual é o posicionamento que sua marca pretende adotar e transformar em valor para o público. E isso deve ser feito de modo sutil e divertido para instigar as pessoas a reagir às suas publicações. 

Então, quer saber como alavancar o engajamento dos usuários com a sua empresa nas redes sociais? Continue lendo e confira!

1. Humanize as postagens 

As redes sociais são, em essência, lugares de descontração, em que as pessoas desejam se distrair e interagir com os outros. Por isso, conheça bem o seu público e saiba como falar com ele. 

Para estar mais perto das pessoas, você deve entender qual é o tipo de linguagem que elas usam e o tom de voz adequado para as postagens. Dessa forma, suas publicações se tornam mais humanizadas, e o contato com o seu público, mais próximo. 

2. Crie conteúdo visual

De acordo com o site TecMundo, 43% dos usuários compartilham imagens nas redes sociais — isso mostra o potencial que esses conteúdos têm sobre as interações. Na verdade, o formato gera muito mais engajamento que outros tipos de postagens, como o texto ou o áudio.

Então, crie e publique fotos, gifs, vídeos, infográficos etc. Além disso, aproveite os recursos disponíveis nas próprias plataformas, como o Stories do Instagram e os Reactions do Facebook. Eles são muito usados pelos usuários e são formas divertidas e certeiras de gerar engajamento nas redes sociais. 

3. Monte um calendário de postagens

Manter um perfil ou página em uma rede e não publicar com frequência pode ser um desastre para a sua estratégia. Quanto curtem uma página, as pessoas desejam algum conteúdo novo com que se relacionar. Logo, é essencial ter um cronograma preparado para manter as publicações em dia. 

Pesquise qual é o melhor horário de publicação de acordo com o seu público e estipule quais serão os posts dos próximos dias ou semanas. Assim, as pessoas saberão que podem esperar uma publicação da sua marca naquela determinada hora — até porque, com eles on-line e visualizando os conteúdos, suas chances de interação são bem maiores. 

4. Faça parcerias com influenciadores 

Essas pessoas são responsáveis por manter milhares ou milhões de seguidores fiéis, que curtem e compartilham muitas de suas postagens. Por isso, podem ser de grande ajuda para aumentar a visibilidade e credibilidade da sua empresa, já que transmitem confiança ao apoiar a sua marca. 

Além disso, os influenciadores são dedicados a produzir conteúdo que seus fãs gostam. Então, sua empresa pode se aproveitar dessa onda e patrocinar certas ações que beneficiarão a sua exposição. 

5. Monitore e meça os resultados

Para saber se as ações estão sendo eficazes em gerar engajamento, é necessário monitorar os resultados e compará-los com dados passados. Isso é o que permite alterações ou melhorarias em certos aspectos da sua estratégia, já que você saberá quais ações mais agradam o público. 

Assim, acompanhe as menções e comentários relacionados à sua marca — isso lhe dará uma noção real do que as pessoas pensam dela. Para isso podem ser utilizados serviços de monitoramento ou os relatórios de dados nas ferramentas das próprias redes, pois a maioria delas tem sistemas dedicados a essa tarefa. 

Enfim, gerar engajamento nas redes sociais pode, sim, ser uma tarefa fácil — basta a você conhecer bastante o seu público, além de pesquisar e avaliar quais são as melhores formas de entrar em contato com eles. A partir disso, como vimos, suas ações e postagens podem ser melhoradas, e o relacionamento se tornará mais próximo e sólido!

Então, gostou do post? Agora que você sabe como gerar engajamento, que tal conferir também os 4 erros que podem estragar a sua estratégia nas redes sociais

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