Como a cultura de feedback pode impactar os resultados da sua equipe?

Como a cultura de feedback pode impactar os resultados da sua equipe?

A cultura de feedback é uma grande fonte de benefícios para as empresas, já que os profissionais podem fornecer e receber retornos constantes sobre a sua atuação no ambiente de trabalho.

É possível melhorar a performance da equipe com opiniões compartilhadas de forma construtiva, a fim de superar os desafios mais facilmente. Além de fortalecer as relações interpessoais dentro da organização, também estimula o diálogo entre os colaboradores e impulsiona a produtividade.

Apesar disso, essa cultura ainda é negligenciada por algumas empresas e outras só a desenvolvem em certos períodos para seguir um protocolo de gestão. Contudo, ela é essencial para criar um ambiente mentalmente saudável. 

Veremos a seguir como implementar essa cultura no seu time para ter, não somente uma boa atmosfera, como também mais eficiência. Leia e confira!

Incentivo à equipe

Essa filosofia empresarial proporciona aos colaboradores uma maior confiança para sugerir mudanças na operação, sejam elas melhorias ou correções. Isso fortalece a relação entre a empresa, os gestores e os profissionais, tornando-os mais motivados a desenvolver os seus trabalhos. Afinal, os objetivos serão resultado da ação de cada envolvido no processo.  

Por isso, é necessário deixar claro para toda a equipe que o feedback não precisa esperar um momento formal ocorrer. Pode ser a qualquer momento e em qualquer circunstância, precisa apenas ser de forma cordial. Isso pode ser praticado, por exemplo, com uma rodada de opiniões após a realização de uma reunião. 

Valorização das mudanças

Não ser aberto às transformações pode travar o desempenho dos times. Por isso, é preciso que os gestores estejam dispostos a ouvir sugestões e mudanças. Os colaboradores são as pessoas que estão mais próximas dos assuntos relacionados às tarefas do dia a dia, logo, são os mais indicados para apontar modificações e devem ser ouvidos. 

É muito importante incentivar e exaltar os sucessos resultantes de um feedback, para demonstrar ao grupo que o líder está aberto às mudanças e que elas são interessantes para a empresa. Assim, cria-se um constante brainstorm para acelerar o desenvolvimento das campanhas e melhoria das ações.

Criação de um ambiente seguro

Para que esse cenário seja implementado, os gestores precisam deixar todos confortáveis para expressar as suas opiniões sem repreensões. Isso pode ser posto em prática solicitando opiniões informais sobre as decisões ou a sua atuação em determinado tema. Dessa forma, quebra-se o gelo que impede alguns de falar e contribuir para o avanço do negócio. 

Outra maneira de se criar um ambiente seguro é com a inclusão da cultura de feedback nos valores fundamentais da empresa. Então, ela se tornará uma conduta estabelecida e constantemente reforçada com bons exemplos. Após um certo tempo, essa se tornará uma atividade natural e que faz parte do cotidiano da equipe

É muito importante implementar a cultura de feedback em todos os setores das companhias. Essa é uma forma mais prática, verdadeira e útil de reunir ideias, compartilhar opiniões e criar um senso de união que pode melhorar o desempenho do trabalho e os resultados que são originados dele. 

Curtiu as informações do post? Siga nossas redes sociais e receba outras dicas valiosas como as que você acabou de ler. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This