Buzz content: saiba o que é e se vale a pena investir

Buzz content: saiba o que é e se vale a pena investir

Ao trabalhar uma estratégia de inbound marketing para uma empresa, muito se fala nos conteúdos evergreen. São aqueles de temáticas perenes, temas que sempre serão relevantes e não sofrem impacto com sazonalidade ou modismos, contudo, são mais demorados para rankear.

Nesse cenário, outro conceito que se tem falado muito é o Buzz Content, que gera rapidamente picos de tráfego em um período específico. Mas, será que vale mesmo investir nessa estratégia? É sobre isso que vamos falar hoje.

O que é Buzz Content?

Trata-se de conteúdos que exploram temas “em alta” com o objetivo de engajar maior número de pessoas em um curto espaço de tempo. A palavra “buzz” refere-se a rumores, “barulho”, ou seja, diversas pessoas falando sobre um assunto.

Para ficar mais claro, conheça abaixo os tipos de Buzz Content:

Trending topics: Conteúdos de momento relacionados a nichos, por exemplo uma série que está em alta e que seu público acompanha.

Humorísticos: Utilização de humor para abordar assuntos cotidianos de uma maneira divertida.

Notícias: Uso de conteúdos relacionados a notícias que sejam relevantes para o público.

Quais são as vantagens?

Mais engajamento nas redes sociais

A divulgação de conteúdos relevantes e interessantes aumenta o engajamento social. Como as redes sociais são o principal canal para a aplicação do Buzz Content, a melhoria dos resultados de engajamento nesses meios é uma evidência.

Aumento no tráfego

As postagens em redes sociais normalmente estão ligadas a um blog ou website. Por isso, a divulgação do conteúdo nas redes também gera um aumento no tráfego de sua página.

Se tornar referência

Ao trazer conteúdos de qualidade, relacionados a temas atuais e notícias de nicho, a empresa se posiciona como referência na internet, uma vez que sempre traz novidades e assuntos importantes aos seguidores.

Vale a pena investir?

Sim, mas é preciso ficar atento sobre como usar essa estratégia. Esse tipo de conteúdo pode ter uma vida útil curta, – a menos que seja uma notícia que venha a se tornar um conteúdo evergreen futuramente.

Por isso, na hora de planejar os conteúdos é preciso investir em evergreen, que será responsável por trazer mais leads e melhorar o rankeamento e, quando pertinente usar o Buzz Content para gerar tráfego, aumentar engajamento e o crescer conhecimento de marca.

Como implementar a estratégia?

Esteja atento

Busque referências em seu ramo de atuação e fique alerta às novidades. Vale assinar newsletters, seguir no Twitter etc. Além disso, informe-se sobre notícias relevantes para seu público.

Crie boas chamadas

Para gerar engajamento você precisa chamar a atenção de seu público, para isso desenvolva títulos e chamadas atrativos, de forma a gerar curiosidade sobre o assunto.

Destaque pontos relevantes

É preciso destacar os pontos relevantes da notícia, como: por qual motivo ela é relevante, para quem ela é mais importante, quais os impactos na vida das pessoas etc.

O Buzz Content funciona como uma ação complementar na estratégia de conteúdo, sendo muito relevante na hora de aumentar o conhecimento de marca, auxiliando sua empresa a se tornar referência na internet e engajar os seguidores.

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