Aprenda como fazer um funil de vendas para sua empresa em 5 passos!

Aprenda como fazer um funil de vendas para sua empresa em 5 passos!

Você sabe como fazer um funil de vendas para ajudar a sua empresa a atrair mais clientes e aumentar a receita? Mesmo que a resposta seja negativa, fique tranquilo!

Neste post, você vai compreender a importância de ter um funil de vendas, visando atrair potenciais clientes e transformá-los em compradores. Além disso, conhecerá ainda 5 dos principais passos para desenvolver essa estratégia de forma eficiente. Preparado? Então, siga a leitura e confira!

1. Mapeie a jornada da persona

Esse passo é fundamental para conhecer o seu consumidor e o comportamento de compra dele. Para tanto, utilize os seus atuais clientes como fonte de pesquisa. Faça perguntas que possam traçar o perfil do cliente ideal. Como exemplo, questione-os sobre os motivos que os levam a comprar determinados produtos e ainda acerca das suas principais necessidades, dúvidas e ambições.

2. Defina as etapas do funil

Além das etapas principais de consciência, consideração e decisão, é preciso definir alguns milestones, ou seja, pontos significativos que mostram que o seu consumidor já está mais educado sobre o seu produto e passou para a etapa seguinte do funil.

Entender em que momento está o seu cliente em cada fase do funil é essencial para saber o tipo de conteúdo, de abordagem e de ferramentas você vai utilizar para conduzir esse cliente pelo funil até a conversão.

3. Crie um SLA entre Vendas e Marketing

O SLA nada mais é do que um acordo entre as partes — no caso, entre o departamento de vendas e o de marketing —, a fim de definir quais as funções de cada área nesse processo e o que uma deve entregar à outra.

Para essa definição, é preciso avaliar algumas métricas que a sua empresa deve seguir, como a quantidade de leads qualificados que o Marketing deve entregar para Vendas de modo a auxiliar esta última a bater a meta. Também deve ser analisado, por exemplo, como esses leads que chegam estão sendo trabalhados pela equipe comercial.

4. Converta leads em cada etapa do funil

Topo

Na fase de conhecimento, o ideal é utilizar conteúdos de atração que respondam as dúvidas de seu público. Exemplo: uma loja de roupas pode postar conteúdos sobre o que está em alta na estação. A conversão está mais voltada para o compartilhamento do post ou mesmo para os comentários na própria publicação.

Meio

Na consideração, a empresa já pode usar material voltado para a solução. Essa mesma loja pode ensinar a persona sobre como se vestir na moda gastando pouco. Nesse ponto, por meio de cadastro na newsletter ou de disponibilização de um e-book, é preciso captar dados do potencial cliente.

Fundo

Esse é o momento da decisão. Nele, você deve estar preparado para convencer o seu consumidor de que o seu produto é a solução para ele. Nesse sentido, a conversão será uma venda, o aumento de fluxo na loja, uma ligação para comprar o serviço etc.

5. Utilize ferramentas

Uma das ferramentas mais utilizadas é o CRM, pois ele é capaz de armazenar os dados de cada consumidor, em cada fase do funil. Além do mais, faz a ponte entre Marketing e Vendas, encaminhando leads qualificados, unificando a comunicação e gerando relatórios.

Agora que você já sabe como fazer um funil de vendas, comece já a mapear o seu cliente ideal e desenvolva conteúdos de qualidade, sempre voltados para a conversão. Não se esqueça de mensurar resultados e trabalhar em conjunto com a área de vendas!

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Comments (4)

  1. Muito bom quando alguém se dedica para escrever um
    bom artigo como este.
    Eu também tenho uma pagina, com vídeo, onde revelo
    uma técnica diferente de tudo que você já viu para
    conseguir tráfego de visitantes… Inclusive estou usando
    ela agora mesmo.
    Deixei ai no campo site o endereço da página para você
    dar uma espiada, com certeza vai gostar disto.

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