Aplicativos para fidelizar clientes: como usá-los?

A tecnologia está moldando o comportamento das pessoas e, consequentemente, a relação dos consumidores com as empresas. Por isso, os aplicativos para fidelizar clientes ganham cada vez mais importância na estratégia de marketing.

Os smartphones já dominam a forma como vivemos. Para comprar, estudar, divertir-se, comunicar-se, namorar e viajar: cite uma ação inerente ao ser humano e lá estará o celular pronto para ajudá-lo.

Portanto, a sua empresa precisa entrar nesse universo que potencializa o relacionamento com o cliente e as chances de fidelização. Para começar a sua trajetória nesse campo, vale a pena conferir o post de hoje!

Conheça o cenário dos aplicativos

Antes de ler sobre como usar os aplicativos para fidelizar seus clientes, veja algumas informações importantes sobre esse segmento.

Os celulares já são a principal forma de acesso à internet no Brasil e, segundo uma pesquisa feita por uma empresa norte-americana, o brasileiro é quem mais se engaja com apps no mundo.

Quem usa celular tem envolvimento maior do que aqueles que navegam por um computador, assim como também são mais exigentes quanto à experiência de uso. Ou seja, a tecnologia no país só ganha força e importância e não dá sinais de retração.

O app próprio é, basicamente, um passo obrigatório para uma empresa que quer investir no relacionamento com seu público. Para isso, o aplicativo precisa ser bem planejado e executado de acordo com suas estratégias. Veja como usá-los!

Dê utilidade aos aplicativos para fidelizar clientes

Seu app precisa fazer sentido para o usuário. Do contrário, o aplicativo será baixado e apagado rapidamente. Portanto, comprove para o cliente que esse serviço tem importância para ele.

Crie conteúdos direcionados. Faça pesquisas e estude o que o público espera da sua empresa e do aplicativo.

Para ajudar nessa tarefa, monitore o uso do app. A organização precisa saber se o aplicativo realmente está fazendo algum sentido para o usuário. As transações chegam ao seu final? Os números de acesso são bons? Se perceber algum problema, entre em contato com o cliente e pergunte o motivo dessas dificuldades.

A comunicação é fundamental no quesito utilidade. Não adianta criar um app se o cliente não consegue contato ou resposta da empresa por meio desse serviço. Portanto, dedique uma equipe para cuidar e administrar o aplicativo. O consumidor moderno pede essa relação próxima.

Gere experiência de usuário

Se o seu aplicativo não for intuitivo, de nada adiantará a sua utilidade. Em uma interface de compra, por exemplo, o cliente precisa chegar ao final da transação sem dúvidas ou obstáculos. Do contrário, ele pode desistir mesmo se estiver com o cartão de crédito na mão.

O bom design de interface sugere ícones simples e intuitivos, menus rápidos e objetivos. O usuário precisa sentir confiança e ficar confortável na navegação.

Promova ações de proximidade

O uso do smartphone com um aplicativo pode fornecer ferramentas úteis de atração do cliente para a loja. As ações de proximidade, que utilizam a geolocalização por meio do GPS do aparelho, abrem infinitas possibilidades.

Baseando-se no histórico de compras, é possível enviar mensagens com promoções e ofertas personalizadas quando o cliente estiver próximo à sua loja.

A empresa pode também ajudar o cliente a encontrar produtos dentro do negócio, promover ações de parcerias, utilizar o check-in para divulgar a marca e conceder descontos, entre outras ideias que a geolocalização permite.

Faça o intercâmbio entre loja física e virtual

Com o app, fica mais fácil integrar as duas plataformas. O cliente moderno quer esse tipo de benefício e descarta as amarras do mundo analógico.

Seu aplicativo pode criar promoções exclusivas para a compra, desde que o cliente a retire na loja, por exemplo. Isso ajuda o público a enxergar sua organização como um conjunto, sem separação de plataformas. Ou seja, o app pode promover a fidelização ao facilitar essa relação

Os aplicativos para fidelizar clientes passaram de tendência para realidade. Para receber informações e dicas como esta em primeira mão, curta nossa página no Facebook!

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