Análise de métricas em redes sociais: 6 números que realmente importam

Você está analisando as suas métricas em redes sociais corretamente? Aliás, como os resultados dos esforços estão sendo mensurados? As métricas são essenciais para analisar o desempenho das ações e campanhas e devem estar alinhadas ao planejamento previamente elaborado.

Mas, afinal, quais métricas em redes sociais devem ser analisadas? A resposta é simples: são aquelas que correspondam aos seus objetivos. Por exemplo, se você está fazendo um trabalho de branding e as metas são alcançar o máximo possível de pessoas e aumentar o engajamento positivo nos posts e anúncios, as principais métricas que você deve analisar são: alcance, ações, taxa de engajamento e custo por ação.

Quer saber mais sobre quais métricas você deve analisar? Confira a seguir quais são as 6 que realmente importam, começando pelas métricas para campanhas de branding!

1. Alcance de público

Essa métrica se refere ao total de pessoas impactadas com seus posts ou anúncios. Cuidado para não confundir com impressões, pois este indicador mostra a quantidade de vezes que seus anúncios foram exibidos na rede. Já o alcance mostra a quantidade de pessoas que foram impactadas. Se você quiser saber quantas vezes cada uma dessas pessoas viu seus anúncios, é só ficar de olho na métrica chamada “frequência”.

2. Ações ou engajamento ou envolvimento

Qualquer uma dessas três nomenclaturas representará basicamente a mesma coisa: a quantidade de vezes que um usuário fez alguma ação nos seus anúncios, ou seja: curtir, comentar, compartilhar ou clicar num link. No Facebook, você ainda consegue analisar por meio das reações quais são as interações positivas e negativas.

3. Taxa de engajamento

A taxa de engajamento te dirá o quão bom é o seu anúncio diante da reação dos usuários. Para calcular essa métrica, basta pegar o número de ações, multiplicar por 100 e dividir pelo número de impressões do anúncio. O resultado é uma porcentagem que representa a taxa de engajamento do público. É interessante fazer esse cálculo para comparar a efetividade das campanhas e conteúdos.

Até aqui, mostramos as principais métricas para campanhas de branding. Continue com a leitura e veja a seguir quais devem ser empregadas para campanhas de conversão.

4. Cliques no link 

Essa é uma métrica para campanhas que direcionam usuários para o seu site, seja para uma landing page (página de conversão com formulário), seja para um e-commerce. Analise a quantidade de cliques que seus anúncios receberam e depois compare com a quantidade de conversões ou clientes adquiridos para saber a taxa de conversão.

5. Custo por clique

É importante que você acompanhe as métricas de custo por clique para que você sempre consiga bons resultados, ou seja, o máximo de cliques possíveis pelo menor investimento.

6. Métricas do Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é similar ao código de rastreamento do Google Analytics. Ele é instalado no seu site e, assim, é possível que você acompanhe ações e resultados que acontecem nele e que são de usuários vindos do Facebook.

Com o Pixel instalado, você conseguirá analisar as métricas de preenchimento de formulário em campanhas de geração de leads, por exemplo. No caso de um e-commerce, poderá ver quantos usuários adicionaram produtos no carrinho ou finalizaram a compra.

Com essas métricas em redes sociais, suas campanhas serão cada vez mais certeiras e você poderá planejar ações futuras com chances de alcançar melhores resultados.

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