Abrir uma empresa on-line: 5 dúvidas respondidas sobre o assunto

A internet gerou novos modelos de negócios. Desta forma, surge a facilidade de adentrar segmentos e vender produtos e serviços, sem que uma empresa esteja presente no meio físico.

Mas abrir uma empresa online tem gerado dúvidas recorrentes. Afinal, quais os obstáculos de uma empresa digital, quais os custos que estão envolvidos, existe a necessidade de CNPJ?

Para saber essas e outras respostas, hoje vamos conversar sobre 5 das principais dúvidas de como abrir uma empresa online. Está pensando em abrir uma e tem dúvidas sobre o assunto? Então, este post é para você!

1. O que é uma empresa online?

Uma empresa online é aquela que possui processos e operações, seja compra e venda, ou relacionamento com clientes e fornecedores, atuando no ambiente digital, ou seja, à distância.

Esse modelo de negócio garante dinamismo e flexibilidade. Porém, isso não significa que exija menos atenção e trabalho que uma empresa formal. Esse é um dos grandes erros que empreendedores tendem a cometer! Vamos avançar no assunto e entender a sua estrutura e particularidades.

2. Quais as principais diferenças entre uma empresa online e uma empresa física?

O processo de abertura de uma empresa online apresenta diferenças significativas em relação a um estabelecimento físico. Com um empreendimento digital é mantido o CNPJ, mas a questão burocrática é simplificada.

Como não há sede física, algumas licenças são dispensadas e não existe um horário comercial, uma vez que sua empresa estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Em razão dessa alta disponibilidade, empresas online comumente possuem maior abrangência e visibilidade no mercado. O site passa a ser a peça-chave nessa situação! Investir em uma plataforma de qualidade é o diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

3. O que é necessário saber para abrir uma empresa desse tipo?

O principal fator a ser levado em consideração é definir a viabilidade de sua ideia, se uma empresa online é capaz de oferecer um produto e serviço de qualidade e se o público-alvo está presente na internet.

Para isso, pesquisas de análise de comportamento e dados sobre nichos de mercado nortearão decisões mais assertivas, otimizando custos desnecessários posteriormente.

Buscar se informar sobre marketing digital e Inbound Marketing também é uma boa estratégia! Ele será o responsável por trabalhar técnicas em manter o público interessado tanto na marca quanto em seus produtos.

4. A empresa online funciona para qualquer tipo de negócio?

Como dissemos, checar a probabilidade do projeto ser executado é o primeiro passo quando pensamos sobre abrir uma empresa online, análises e pesquisas podem confirmar ou não se essa seria uma opção viável.

Mas existem alguns pontos principais que devem ser levados em consideração. São eles:

  • Existe capital suficiente para abrir e manter uma empresa online?

  • Existe busca de seus produtos e serviços no ambiente digital?

  • Sua empresa apresenta um grande alcance geográfico?

Essas perguntas darão clareza ao projeto, fazendo com que seja possível enxergá-lo em sua totalidade. Vale a pena investir numa pesquisa mais completa e ter acesso a esses dados e construir um plano estratégico.

5. Quanto custa abrir uma empresa online?

Uma empresa online demanda custos específicos para a sua atividade. Gastos com desenvolvimento de site, hospedagem e domínio são alguns deles.

Caso o seu negócio seja um e-commerce, é interessante levar em consideração as diferentes plataformas existentes para o desenvolvimento, como Magento e WooCommerce.

Uma dica é separar uma parte do orçamento para as manutenções. Elas podem ser corretivas, evolutivas ou preventivas e em sistemas web é natural que sejam realizadas. Após definir qual plataforma será utilizada, faça um orçamento e adicione entre 4 a 8 horas mensais de manutenção. 

Isso garantirá um sistema de qualidade e que pode oferecer uma experiência de compra, tanto de serviços quando de produtos, agradável para seus clientes!

Esse conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

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