5 estratégias poderosas para diminuir o abandono do carrinho

O segmento de e-commerce figura como um dos investimentos mais promissores para quem deseja empreender. Contudo, o abandono do carrinho de compras ainda é um dos principais desafios enfrentados pelo setor.

De acordo com levantamento do IBOPE E-commerce, apenas no Brasil as taxas de abandono chegam aos 83% das intenções de compra. Com um índice tão significativo, é importante entender por que o consumidor desiste no meio do caminho. As razões vão dos altos valores cobrados no frete à falta de clareza nas informações de pagamento

Em meio a esse cenário, no post de hoje você vai conhecer 5 estratégias para diminuir o índice de abandono do carrinho de compras. Acompanhe!

1. Crie uma boa experiência de compra

Ainda que seu cliente esteja apenas comparando preços, disponha de atributos que facilitem a experiência de compra. Com isso, seu e-commerce certamente sairá na frente da concorrência.

É importante investir em uma navegação fácil e intuitiva, boas imagens, descrição detalhada dos produtos, segurança e informações claras. 

2. Tenha opções de frete grátis

O frete se tornou um dos grandes motivos por trás do abandono do carrinho. Para contornar a situação, mensure o tíquete médio de sua loja virtual e crie diferentes opções de valor.

Além de diminuir a taxa de desistência, essa é uma forma eficiente de aumentar as vendas.

Na impossibilidade de oferecer entrega gratuita, evite que seu cliente seja surpreendido ao finalizar uma compra. O ideal é disponibilizar o valor do frete durante a jornada no seu e-commerce.

3. Simplifique os processos de cadastro

O cadastro dos clientes é fundamental para que as compras sejam realizadas dentro de uma loja on-line.

No primeiro momento, entretanto, solicite apenas os principais dados do comprador, como endereço de entrega e informações de pagamento. Lembre-se de que após a fidelização da compra ele poderá atualizar a ficha cadastral.

4. Ofereça diferentes formas de pagamento

Muitos empreendedores adotam formas de pagamento restritas em suas lojas virtuais — a maioria privilegia apenas o cartão de crédito.

Para obter maior sucesso na conversão de compras em seu e-commerce, é importante oferecer diferentes métodos de pagamento.

Cartões de crédito, boleto bancário e PayPal são algumas das soluções que podem diminuir a taxa de abandono do carrinho em sua loja.

5. Use o e-mail marketing a seu favor

O e-mail marketing é um grande aliado do comércio virtual e pode ser utilizado inclusive nos casos de abandono do carrinho.

Monitore o comportamento do consumidor em sua loja, entre em contato informando que o carrinho pode ser recuperado com facilidade, envie ofertas exclusivas e até mesmo novas opções de frete ou parcelamento.

As ferramentas de automação de e-mails trazem ganhos importantes para a conversão de vendas de um e-commerce. Empresas especializadas podem ajudar na hora de implantar essa tecnologia.

Figurando entre os problemas mais comuns no dia a dia de uma loja on-line, a desistência da compra é capaz de revelar pontos fracos na operação do seu e-commerce.

Agências de marketing digital podem ajudar o seu negócio a driblar o abandono do carrinho com ferramentas de CRM, estudo de mercado, desenvolvimento de canais interativos com os clientes e tecnologias para a otimização de soluções.

Gostou do nosso artigo? Então entre em contato e saiba como a Agência Mantra pode ajudar o comércio virtual da sua empresa.

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