4 passos para otimizar os resultados do seu setor de marketing

A perda de tempo no setor de marketing representa prejuízo financeiro para toda a organização. Nesse sentido, otimizar a produtividade torna-se essencial para potencializar os resultados da empresa.

No post de hoje, mostraremos como a gestão do tempo e das tarefas de marketing podem reduzir custos, trazer maior autoridade da marca no mercado e o consequente aumento nas vendas e nos lucros.

Continue com a leitura e veja 4 passos para otimizar os resultados do setor de marketing!

1. Invista na automação dos processos para otimizar a produtividade

A automação do marketing consiste na utilização de tecnologias e processos que resultam no aumento da eficiência e dos resultados do marketing. Apoia-se, basicamente, em 3 pilares:

  1. rastreamento dos pontos de contato entre clientes em potencial (leads) e a empresa;
  2. automatização de tarefas repetitivas do marketing;
  3. geração de relatórios e dados de análise de todos os canais (blog, site, e-mail, mídias sociais, anúncios, site) com o objetivo de identificar quais apresentam melhores resultados.

A soma dessas ações resulta em um catalisador para as suas estratégias de marketing.

2. Melhore a comunicação entre os setores

Por meio de uma clara comunicação entre os setores da empresa, seus colaboradores podem chegar ao desenvolvimento de soluções e ao melhor aproveitamento das oportunidades.

Falando especificamente dos setores de marketing e vendas, após o trabalho de guiar o lead pelo funil de vendas e qualificá-lo — analisando todos os seus interesses e problemas para cada estágio —, o departamento de marketing poderá “entregar” esse potencial cliente para o departamento de vendas efetivar a negociação de maneira muito mais assertiva — estratégia conhecida como inbound sales.

Como você deve ter notado, uma melhor comunicação resultará numa otimização dos resultados tanto para o setor de marketing, quanto para o setor de vendas!

3. Faça uma análise dos KPI’s

KPI’s são métricas utilizadas para medir determinados processos de uma empresa — ou ações de marketing. As principais KPI’s que você pode analisar são:

  • ROI (retorno sobre o investimento);
  • CAC (custo de aquisição de clientes);
  • taxa de conversão;
  • leads gerados;
  • taxa de Churn.

Essas são apenas algumas KPI’s. É importante você analisar quais fazem sentido para sua estratégia e começar a direcionar suas ações por dados mensuráveis para otimizar os resultados do seu setor de marketing.

4. Contrate uma agência de marketing parceira

A contratação de uma agência de marketing poderá diminuir os custos e otimizar o tempo para a companhia, uma vez que sai muito mais barato do que recrutar, contratar e treinar funcionários para formar a sua equipe interna — analista de marketing, designer, especialista em SEO, gerente de mídias sociais e outros.

Uma agência de marketing parceira também será responsável por aumentar a autoridade da sua marca no mercado. Isso porque ela conta com o expertise de profissionais com habilidades na criação e na implementação de estratégias para trazer melhores resultados para sua empresa. Além disso, o know how de uma agência trará um ganho significativo na produtividade e na qualidade de suas ações de marketing.

O resultado disso tudo é que sua empresa terá sua competitividade no mercado ampliada e a expansão no número das suas vendas!

Gostou deste artigo que mostrou algumas formas de otimizar os resultados do seu setor de marketing? Então deixe o seu comentário aqui no post, contando o que você tem feito para melhorar os processos do marketing na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This