3 sinais que mostram que chegou a hora de investir em SEO

3 sinais que mostram que chegou a hora de investir em SEO

O marketing digital tem dominado o cenário da atualidade. Com o crescente uso da internet e dos smartphones, somado à mudança do comportamento do consumidor, estar presente online já não é diferencial e sim necessidade.

Investir em SEO, portanto, é uma das principais estratégias adotadas por empresas para conseguir se destacar frente à concorrência. Por meio do SEO é possível melhorar a visibilidade, ser facilmente encontrado em motores de busca como o Google, aumentar o número de buscas orgânicas e, por fim, elevar a taxa de conversão do seu site.

Por isso, listamos aqui os três grandes sinais que demonstram que sua corporação está precisando investir em SEO. Confira!

1. Queda de tráfego

Um dos problemas aos quais se deve colocar bastante atenção é a queda do tráfego do site, em especial dos acessos orgânicos. Quando não existe uma estratégia de SEO ou quando ela é feita de forma superficial, as buscas orgânicas caem, reduzindo também o tráfego de usuários e novos visitantes.

Essa diminuição do tráfego, consequentemente, acarreta na baixa do ROI e da taxa de conversão, um grande problema para e-commerces. Sendo assim, utilize o Google Analytics para saber como anda o tráfego no seu portal, fazendo uma análise de um período que você julgue importante.

2. Aumento da visibilidade dos concorrentes

Se o seu tráfego diminuiu e outras empresas ganharam mais notoriedade, há um problema ainda maior: você está perdendo mercado para a concorrência. Ou seja, além de provavelmente estarem investindo em palavras-chave, os consumidores têm gostado da experiência.

Por isso, não dê espaço às outras corporações do ramo. Caso perceba que está perdendo mercado, comece já a trabalhar com o SEO em seu site para garantir que sua marca mantenha a visibilidade.

3. Acessos dependentes de links patrocinados

Um outro sinal que exige atenção: se os acessos de sua página na web dependem majoritariamente de links patrocinados, sejam eles do Google AdWords, Facebook Ads etc.

Quando um portal tem uma taxa de busca paga muito maior que a orgânica, além de não conseguir tirar a dependência desses links patrocinados, trata-se de um forte indício de que os clientes não estão buscando por ele por espontânea vontade ou por lembrarem da marca.

Isso pode ser perigoso, pois o investimento do Marketing será cada vez mais alto para assegurar que os acessos se mantenham, reduzindo o ROI quando comparado a uma empresa que consegue fazer campanhas pontuais com links patrocinados.

Analisar tudo isso e investir em estratégias que realmente façam seu negócio obter efeitos positivos costuma ser difícil quando não se tem uma equipe completa para planejar, implantar a metodologia e mensurar os resultados. Por isso, a contratação de uma agência full service pode figurar como a solução ideal.

Prestar atenção nos sinais apresentados no nosso artigo de hoje é essencial para saber que chegou a hora de investir em SEO. A queda do tráfego, aliada ao aumento da visibilidade de concorrentes e acessos dependentes de links patrocinados, é apenas um dos pontos de observação que sua equipe deve ter para praticar a estratégia e inverter o cenário negativo.

Se sua empresa precisa de ajuda, não hesite em entrar em contato com a gente para turbinar as estratégias de SEO!

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